OS BICHOS QUE FALAM!

Antes de escrever esta crônica me veio um dejavù daquela obra "A Revolução dos Bichos".

Nada a ver com o que escreverei, embora confesse, o inconsciente coletivo sempre está a espreitar as nossas diversas sensações, inclusive as que inspiram os temas dos nossos escritos, bem como de todas as artes.

Fato é que hoje pela manhã, bem cedinho, de repente me deparei com um rinoceronte em plena cidade.

Ah, não tive outra alternativa, mudei meu trajeto, voltei e click nele! o registrei no esplendor da sua colorida obra de arte, apenas uma unidade delas dentre as diversas esculturas dos rinocerontes espalhados por Sampa.

Sei que foram colocados na cidade, a exemplo do "cow parade ", aquelas vaquinhas não menos charmosas que já mugiram por aqui e que de repente sumiram do cenário sem deixarem vestígios da arte.

Confesso que ainda não li nada a respeito dos rinocerontes , apenas ouvi falar sobre eles, o fato de que pontualmente seriam vistos por aqui, mas prefiro não ter lido para poder divagar sobre o significado deles.

Vez ou outra, uns bichinhos escapam do seu habitat para curtirem os ares poluídos (ou não) das cidades, assim como os alegres Ursos lá das divertidas esculturas de Berlim.

Ursos são bichos polares e quiçá ilustram o frio e a ecologia dos países mais nórdicos, que embora também tenham cidades, nitidamente cuidam bem melhor do seu ecossistema.

Deve ser por isso que os ursos de lá se sentem tão em casa, sempre sorridentes e dançantes, espalhados pelo seu invejável VERDE urbano.

As vacas, por exemplo, são sagradas na Índia, e simbolicamente são detentoras do poder da amamentação...portanto, significam vida.

Eu não sei se sofreram alguma intoxicação de carbono aqui pelos ares de Sampa, só sei que depois que sumiram daqui nunca mais voltaram.

Deveras...os ares de Sampa secam qualquer leite...

Mas os rinocerontes estão todos por aí, mais precisamente por aqui, bichos fortes, valentes, viris! Muito lindos mesmo!

São animais ferozes e ariscos e ouvi dizer que já carregam, em algumas das coloridas e psicodélicas esculturas, a imagem dum nosso político daqui.

Super natural, o artista sempre se expressa ...e o povo responde à arte, como sente e como pode.

Brincadeira, homenagem ou crítica...o que preocupa é que os rinocerontes são míopes, compreendem?

Combina com algumas gestões, portanto, tanto algumas gestões passadas, quanto a presente daqui e muito provavelmente com as futuras dali.

Bicho vai bicho vem, verdade é que está cada vez mais difícil de se ser bicho- bicho nas grandes cidades.

Melhor mesmo é ser bicho lá no zoológico, já que o natural ecossistema da bicharada também é utopia artística do bicho homem..

E neste espaço de bicho homem nem mesmo sendo escultura inanimada para expressar fidedignamente a nossa tão concreta arte de sobreviver.