Má educação?
O que se vê além dos bancos de uma praça, criada apenas para pessoas trocarem experiências, além de amigos e inimigos?
Acontece às vezes de não sabermos ao certo distingui-los. Não se lê na tez de um ser vivente e racional sua índole ou sentimentos. Numa tarde de mais um dia corrido, um estudante, de repente, percebeu que estava rodeado de pessoas. Estas por sua vez demonstravam simpatia por ele. Todavia, começaram uma conversa em tom de entrevista com o objetivo de saber qual era sua ocupação. O discente logo se espantou, pensando que o interesse das pessoas por ele ou qualquer outrem era no que ele fazia e não no que ele era.
Sem demonstrar tristeza pelo ocorrido, o aluno respondeu: - O mesmo que vocês, procurar sempre meios de me tornar uma pessoa melhor. Houve um reboliço nos que o rodeavam. Comentaram em tom baixo que este desconhecido era muito mal educado. mas o que é educação? É sempre reproduzir sem críticas o que nos é oferecido?
Súbito, o menino percebeu-se só e ninguém mais o acompanhara. o adolescente então pensou: - É melhor estes me abandonarem porque não sabem quem sou do que me acompanharem por estarem interessados em me usar como escada para chegar onde eu cheguei.