DR. JULIÃO, O DENTISTA

Autor: José Gomes Paes

24/09/2011

Quando vivia lá no meu Urucará-AM, até aos 12 anos, tive o prazer de conhecer uma pessoa muito simpática, que aparecia em nossa cidade de vez em quando para cuidar de nossos dentes. Ele chamava-se Dr. Julião o nosso Dentista naquela época. Só que ele não residia em Urucará, mas em Itacoatiara ou Manaus, só que de vez em quando ele aparecia na cidade para extrair os nossos dentes.

Hoje a cidade cresceu muito, tem hospital, médicos, dentistas.

Ele andava em seu barquinho, navegando nesses beiradões amazônicos extraindo dentes das pessoas. Não importava se tinha o dinheiro para pagar, bastava dar alguma coisa que equiparasse ao preço de cada extração, por exemplo: uma galinha, um porco, um cacho de banana, uma carne de capivara, etc., de tudo ele recebia como pagamento. Na volta o seu barquinho vinha chapado de tudo, em cima da tolda já havia um galinheiro, para colocar as “penosas” como muito bem ele as denominava.

As pessoas sofriam muito com dor de dente, muitas vezes curavam suas dores com resina de cuia, medicamento para dor não existia, era tudo difícil. Eu sofri muito com dor de dente e rezava muito para que ele chegasse logo na cidade.

Quando seu barquinho vinha chegando já sabíamos, ele encostava lá no porto do seu Gama, que cedia um espaço em sua casa para ele trabalhar. As pessoas faziam fila para receber o tratamento há tempo desejado e acabar com todo o sofrimento.

No seu Gama, o Julião utilizava o galinheiro dele, onde colocava as penosas até o dia de sua partida. Porcos, cachos de bananas, frutas, peixes e carnes salgadas também, ele guardava até a hora de embarcar de volta.

Vinha gente de todas as comunidades, rios e enseadas próximas, para cuidar de seus dentes, pois sofriam muito das dores na boca.

Na volta o seu barquinho vinha carregado, de bichos, frutas e muitas outras coisas que recebia fruto do pagamento pelos seus serviços. Todos agradeciam pelo seu trabalho, que aliviava o sofrimento de muitas pessoas com as temíveis dores de dente sofridas.

A dor de dente foi uma das piores dores que sofri quando menino. Por isso, jamais me esqueci do Dr. Julião que muito fazia por todos nós.

FIM

José Gomes Paes
Enviado por José Gomes Paes em 25/09/2011
Reeditado em 25/09/2011
Código do texto: T3239513