VAMOS FALAR DE POLITICA XUXIALIZANTE



De: Silvino  Potêncio,...   Vamos Falar de Política Xuxializante Luz & Tana.  
 
Segundo um provérbio Luz & Tano, "quem escuta de si ouve"!!! ... e por isso, hoje  eu me "alembrei" de vos escrever – agora e sempre - da forma que aprendi na voz do povo.
- Na escola da vida interiorana lá das nossas terras altas, onde a serra acaba, e o céu começa a ficar mais perto dos homens, e das mulheres de boa vontade de subir na vida emigrante eu escrevi mais ou menos “axim”:
   
DO RISO EU FALO A SÉRIO!...
PORTANTO NAO SE RIAM ASSIM,
ISTO AQUI NÃO TEM MISTÉRIO
TODOS SE RIEM DE TODOS, ... E EU ATÉ RIO DE MIM!  
 
Pelas escrituras do "Al Ku rão" onde o macho é sempre colocado acima da fêmea, ou seja: o "ome" está sempre acima da mulher, e (entenda-se que; nós escrevemos - repito - acima das mulheres e não em cima das mulheres...) por isso em épocas de crise anunciada,  as Ruas da Mouraria, outrora cheias de Mouros, Al Mocreves, Al Meirinhos, Al Facinhas, Al Kagoitas, Al Mães e filhos em busca do pão-nosso de cada dia... hoje elas andam pejadas de rosmaninhadores.
E não adianta conservar ali a Capela da Senhora da Saúde, nem a Rua do Capelão pejada de rosmaninho tradicional porque: a saúde pública, ali naquele bairro, autorizou a substituição do rosmaninho por ervas de cor silvestre com perfume de "liamba"... e, apesar do nome Mouraria, a Rua do Capelão é a rua mais católica do fado Al Facinha...      
 
Dizia a velha Lei do Al Kurão trazido para a Mouraria antes do Ti  Dom Afonso Henriques  ali assentar arraiais ... "Os homens são superiores às mulheres porque, Alá outorgou-lhes a primazia sobre elas. Portanto, dai aos varões o dobro do que dais às mulheres!...”  e os nossos nobres Varões da política “xuxializante” dos dias de hoje assim fazem, até quando?!... até quando!?...
 
É público e notório o que se passa na outra banda!... aquela onde os Camelos começam a tomar o lugar dos jericos, dos jegues, dos muares, dos burros, Machos e Mulas!... e, sobretudo dos Campinos porque, segundo a nova diagramação ministerial do ordenamento territorial, veem aí os investimentos do General que nunca passou de Coronel,...
 
É ele o Ti Ká Dá fi ó fó da galinha dos ovos de ouro, que era o negócio do "pitroil" no mar de Peniche... Ali seria pretéritamente encontrado o ouro negro apenas no ultrassonico subsolo do mar da Palha, que existe em cada cabeça pensante em energias esquesissófrênicas oriundas do actual Largo dos Ratos... iii aatão lá bai;  
 
<<... em tempo de vacas magras, os Além Tejanos trabalham como uns camelos!...>>
 
Finalizamos com uma citação biológica do Ti Armando Figueiredo, digníssimo participante escriba do Jornal Liberal de Cabo Verde onde ele acabou de descobrir que as batatas velhas já não deitam grelos, e sim elas criam "gorgulho", carago!...
 
No nosso tempo de andarilho das terras altas e das serranias, transmontanas, algarvias, e ate´minhotas,   o "gorgulho" só aparecia no meio das sementes e grãos...
-  mas agora, em vez de batatas nós só comemos lá as "semelhas" importadas do Jardim... à beira Mar Plantado em frente ao Porto Santo!!!... Oh meu Jardim sagrado!... quem te viu e quem TV!?... hein? Hein!?????...
Vendo bem,  é possível que o gorgulho dele venha a substituir o grelo das velhas batatas da espécie “ronconce” porque, a partir de uma certa idade é melhor só consumir grellados!... ou grillados como estão agora os balanços da velha Princesa do Atlântico que tem por apêndice um Penedo vendido pela Cora de Portugal a um certo proprietário privado o que – a nosso ver e conhecimento foi a primeira “privatização do patrimônio público” ainda no tempo pré Républicano do início do século “binte” buscar para irmos para o meio de coisíssima nenhuma, que se transformou o “Quinto Império”, tão amargamente conquistado e preservado pelos “Ir os do Mar”!...
 
Por hoje finalizamos os nossos reflexos ideológicos num pensamente muito usado pela terra e pelas gentes, racionais e irracionais, naturais e imigrantes do Leste mas não entendeste... porque nós, sinceramente; já não entendemos mais nada desta Nau Catrineta que cada dia nos parece mais à deriva!...
 
Para sabermos um pouco mais do que vem pela proa... vamos ter que aguardar a nova reunião secreta promovida pelos “omes” do Clube dos Bilgerberg que, comosempre está programada para a paradisíaca Ilha Grega Vouliagmeni,... ainda há resistências de alguns membros por causa dos desmantelos dos governantes “xuxialistas” daquela parte do Planeta azul. Desmandos estes causados pelo desentendimento eterno entre Atenas e Esparta.
Uns dizem que não pagam os outros dizem que já pagaram, nós dizemos :
 
<< ... casa onde não há pão, todo o mundo vai à padaria da esquina para o comer "cru à sandes" de quejo da serra, legitimo da Cova da Beira,  com salpicão de Vinhais, Alheiras de Mirandela  e presunto de Chaves de Oiro vindo lá das Minas da Cabo das Tormentas ...>> 
 
Para finalizar esta ronda pela ementa tradicionalmente apresentada antes do encerramento do Novo Orçamento Geral – aquele sim que levou o anterior Gabinete a atingir ao Pomo da Discórdia que aí está – já antevemos esta caminhada imaginada e prometida no início da mais recente campanha dos candidatos (eternos... porque são sempre os mesmos) ao poleiro, sendo substituída a “Passos de Coelho” por meros arremedos de passos de tartaruga a caminho do mar alto que tantas lágrimas nos tem tirado ao longos destes quase nove séculos de Ná São Balentiiiii... mortal. – Afinal ninguém vive para sempre e ninguém ca´fica p’ra semente carago!...   
 
Recebam todos um grande abraço, e até breve...
Silvino Potêncio – Setembro de 2011 
Emigrante Transmontano - O Home de Caravelas - Mirandela

http://zebico.blog.com
www.silvinopotencio.net
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 23/09/2011
Reeditado em 24/04/2015
Código do texto: T3236402
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.