O MANUAL SEM O DITO TRANSTORNO

Lendo o que Contardo Calliaris escreveu para a manhã de ontem, fiquei a pensar na manhã de hoje. Manhã de pétalas abatidas sem entusiasmo para sorrir. Dizia ele que os pais são bipolares, devido ao conflito de risco entre educar e não ser amado ou ser amado correndo o risco de não ser respeitado. Conclusão: o medo maior é o de não saber que tipo de pai estará sendo. Mas o que eu gostei do artigo foi da referência ás alterações sofridas pelo Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais. Afinal, quem é que não se preocupa com isso? Bem, resumindo a ópera ele disse que as más línguas relataram que quando um transtorno mental desaparece do manual, é por não poder ser tratado com remédio, portanto não gerar lucro para as indústrias farmacêuticas. Poxa! Será? Vamos fingir de surpresos?! Quer saber qual transtorno mental tinha sido excluído do manual? Simplesmente o transtorno da personalidade narcisista. Que mal faz um transtorno deste? Vou deixar com as palavras dele para você não pensar que é invenção minha: “...O problema do narcisista é que ele depende totalmente dos outros para se definir e para decidir seu próprio valor: ele se orienta na vida só pela esperança de encontrar a aprovação do mundo... Às vezes se exalta com visões grandiosas de si... Outras vezes... Acha que ninguém o ama ou aprecia”.Bem, pode não ter jeito de tratar com remédio, mas fazer de conta que não existe gente assim é o mesmo que ignorar uma boa parte dos que estão me lendo. A sorte é que muitos psicanalistas protestaram e o transtorno foi devolvido para o manual. Afinal, ele anda por aí vivinho da Silva.

http://www.letrasdobviw.blogspot.com


Marília L Paixão
Enviado por Marília L Paixão em 23/09/2011
Reeditado em 23/09/2011
Código do texto: T3236090
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.