Inquirindo o futuro

INQUIRINDO O FUTURO

(crônica publicada na "Revista Oficial do Avaí F. C." nº 13, de agosto de 2011)

Ando cá com minha Matemática fazendo contas. A gente faz contas para prever o futuro. Por exemplo, para saber quanto dinheiro vai sobrar no fim do mês. Ou faltar. A resposta correta é a segunda: sempre falta dinheiro "antes" do fim do mês. A primeira alternativa é apenas uma hipótese acadêmica, para dar a impressão de que a gente examina todas as alternativas do problema. Se sobrasse dinheiro no dia 30, enfim, isso não seria um problema, mas um assombro.

Encerrada agora a 10ª rodada, julgo que se tem aqui um bom ponto de avaliação do Brasileirão 2011. Dez jogos em 38 é praticamente um quarto do Campeonato, a metade do primeiro turno. Dá para se ter uma ideia do que está acontecendo e fazer alguns cálculos com base mais sólida, mais fundamentada. Com menor risco de erros, portanto.

Com o apoio da Matemática, a primeira conclusão a que se chega é que dificilmente o Avaí será Campeão este ano (lembremo-nos que, em maio, chegamos muito perto do título da Copa do Brasil). Essa dificuldade nasce da comparação com o Campeonato Catarinense deste ano, muito embora tenhamos começado o estadual em condições bem mais precárias do que este início de nacional: lá, só fomos fazer o primeiro pontinho na 5ª rodada, num empate "a la" Seleção Brasileira, de 0 a 0, com o Metropolitano. Já aqui, pontuamos na tabela bem antes, ainda na 4ª rodada, em empate "a la" Avaí, de 2 a 2, com o América de Minas.

Digo bem antes porque são 20 times agora contra 10 no estadual, o que, calculado direitinho, nos dará o primeiro ponto no Catarinense como se tivesse ocorrido apenas na 10ª rodada, comparativamente falando. Ainda assim, mesmo com este início mais promissor no Brasileirão, o título não está fácil de ficar, este ano, em mãos azurras.

Cálculos bem feitos podem nos ajudar a esclarecer esta afirmação. Com a humildade que é característica da gente desta Ilha e deste Estado - porém com a determinação inquebrantável dessa mesma gente de alcançar seus objetivos -, o Avaí iniciou o certame em último lugar na tabela, a única posição que permite o máximo crescimento possível, matematicamente falando, dentro da competição. Em 10 jogos, avançamos duas posições. Mantido esse ritmo de evolução, e não há nada que invalide essa justa expectativa, subiremos oito posições até o derradeiro jogo, o que nos dará a 12ª colocação e uma vaga na Copa Sul-Americana - o retorno.

Contas à parte, o que acho mesmo é que vamos superar em muito esses números, conservadores demais para as gloriosas tradições avaianas. Cobrem isso de mim lá em dezembro, não se esqueçam!

(Amilcar Neves é avaiano, engenheiro mecânico e escritor com 8 livros de ficção publicados, os quais nem todos leram)

--

A partir de 01.08.2011, é um dos seis candidatos à Cadeira nº 32 da Academia Catarinense de Letras, cuja eleição, em primeiro e segundo turnos, ocorrerá dia 26 de setembro próximo.