EXPLORAÇÃO DO BRASILEIRO PELO BRASILEIRO
 
 
Tenho Conta no BRADESCO. Comparei com os outros bancos e verifiquei que todos têm aproximadamente o mesmo juro cobrado ao cliente em caso dele utilizar o LIMITE DE CRÉDITO DE CHEQUE ESPECIAL. No Bradesco o valor da taxa CHQ ESP é de 8,86 % A.M. (ao mês) e 177,26 % A.A. (ao ano).
Tenho uma pensão do INSS que era depositada ao terceiro dia útil do mês. Uma ocorrência tranqüila e minhas despesas nunca ultrapassavam o limite Cuidadosamente observado para evitar problemas e complicações. Tudo feito em depósito bancário automático.
Mas um dia, coisa de alguns meses atrás o meu benefício veio no dia 25 do mês, o que é quase um mês. Este período de quase um mês levou aos débitos automáticos puxarem o uso do cheque especial, sem eu me dar conta. Acresce neste período dos filhos terem necessidade de alguma ajuda de dinheiro, o que foi atendido.
A facilidade desse tal crédito especial, que parecia até uma condescendência do banco, não foi percebida que já estava sendo usada.
Quando me dei conta, estava pagando mais de R$ 600,00/ mês ao banco no meio daqueles débitos automáticos em dia. Eu, além de ser artista plástica, virei no Recanto uma escritora. E tais tipos não estão nem aí pra dinheiro. Dinheiro é bom, mas tem sua finalidade adequada. Não para jogar fora ou dar para um rico banco como o BRADESCO e outros.
Não é a Dilma a culpada de o Brasil andar pra trás.
 O Brasil é explorado pelos próprios brasileiros. É tão elementar quando se detém na questão que se abisma. Esta liberdade que os bancos têm de determinar os juros que quiserem é um dos maiores erros econômicos para o Brasil. 
Não interessa ao Brasil ter bancos poderosos, só interessa aos economistas e aos ricos empreendedores. Isto é uma indecência. Uma exploração do mais rico e que fez escola, sobre o que não fez escola, e é pobre, ignorante, inocente ou incauto. Nossas leis também devem estar contribuindo muito para prejudicar o Brasil.
Estou muito triste. Só revolta não basta. E enquanto isso as árvores centenárias estão sendo cortadas, escolhidas as mais altas, aos milhares. E transportadas para os paulistas, os mineiros e a região Sudeste recortar em tábuas e os brasileiros abastados fazerem mais negócios, mais dinheiros, matando e destruindo o Brasil. Chorar não resolve.
Hoje fui ao Bradesco e eliminei o CHEQUE ESPECIAL na minha conta.