Debutante

Parece que foi ontem, avisado de sua chegada às quinze horas, eu que te aguardava ansioso desde as sete, estacado ali na portaria do hospital feito uma sentinela. Subi em passos largos a rampa de piso emborrachado, e segui pelo longo corredor, fingindo uma serenidade que nem de longe sentia. Eu te vi antes mesmo que você voltasse para os seios de sua mãe, lembro que seu choro reboava por aquelas paredes brancas com uma intensidade difícil de se atribuir a um recém nascido. Sua mãe, quando te tomou finalmente nos braços tinha uma beleza diferente, um brilho nos olhos e uma maturidade que não mais a abandonaria a partir daquele momento. Você havia conferido àquela jovem e bela senhora o status de mãe que ninguém jamais lhe poderá tirar.

Quanta graça entrou em nossa casa juntamente com você! Sua presençazinha inocente encheu cada canto de nossa vida. Não restou espaço para qualquer sentimento que não fosse amor e alegria. Seu primeiro dentinho, seus primeiros passos, suas primeiras palavras, cada pequeno detalhe de sua vida era para sua mãe e eu um motivo de comemoração. Celebrávamos você diariamente. Seu sorriso dava-nos o conforto da aragem. Brisa de primavera trazendo o perfume das flores do campo para o aconchego de nosso lar. Tanto assim que não nos lembrávamos mais de nossa triste condição social, nossos pequenos infortúnios, as dores e o cansaço naturais do dia a dia não mais nos perturbavam. Você completava uma felicidade que acreditávamos não ter mais para onde crescer.

Lembro você vestida de anjo, mês de maio, a coroar Nossa Senhora. De sertaneja nas festas juninas de sua escola. Sempre muito doce e carinhosa. _Boa noite, papai. _ Sua bênção, papai. Eu te amo, papai. E quanto ajudou-me o fato de ser o seu papai! Eu precisava ser o melhor homem do mundo para merecer aquele título. Tinha que trabalhar muito, estudar muito, cultivar muitas virtudes, fugir dos vícios. Seu papai tinha que lhe dar os melhores exemplos. Creio que falhei inúmeras vezes, mas, filha, juro que me esforcei muito. Por tudo isso aprendi que a família é o norte de qualquer homem. Ela lhe põe as rédeas necessárias e moldam os seus princípios no decorrer dos anos. Penso que não ter família é a pior carência que uma pessoa pode ter.

Você cresceu entre notas musicais e muita poesia. Nossa casa sempre esteve cheia de pessoas ligadas à música. Quantas tardes de cantoria. Quanta festa fizemos. Devíamos ser pessoas mais alegres. Não sei por que a música que compus para você nos faz a todos chorar. Talvez porque nos põe em confronto com a consciência do quanto é efêmera a flor mimosa de cada uma de nossas vidas. Você está completando seus quinze anos. Meu pequeno bebê é agora uma mulher esguia , trigueira e cheia de graça. Alegro-me de ver nos seus olhos a mesma sóbria dignidade de sua mãe. Siga os conselhos dessa honrada mulher e será sempre uma pessoa muito decente, a felicidade virá por conseqüência. Começa aqui uma nova etapa de sua vida e o seu papai não terá mais condições de acompanhar-lhe os passos como sempre fez. Algumas vezes ele virá a se tornar mesmo um estorvo, até. Contudo nosso velho ninho será sempre um porto seguro toda vez que precisar de uma trégua, entre as inúmeras batalhas que irá travar pela vida afora.

Por enquanto é dia de festa. Nossos amigos estarão se alegrando conosco. Quero o seu melhor sorriso, porque os primeiros convidados já estão chegando.

Carlinhos Colé
Enviado por Carlinhos Colé em 20/09/2011
Código do texto: T3230689
Classificação de conteúdo: seguro