CALEIDOSCÓPIO
Inspirado no poema: "ESQUIZOMANIA"
do poeta/amigo CARLOS A MORAES
Lembro-me com saudade de meu pai fazendo um novo brinquedo para nós, suas seis filhas.
Era um domingo, ele tinha tempo livre para criar..Então juntou pedacinhos de vidro colorido e colocou em um cilindro, não me lembro
bem o que era.. e fechou com um espelho um dos orifícios, no outro
deixou uma abertura para podermos olhar.
As imagens mudavam conforme íamos rodando o cilindro, formavam lindos desenhos, sempre simétricos... Estrelas, flores, mandalas...
Naquele tempo não conhecia esta palavra: Mandala*..
E as seis filhas se revezavam para olhar..e eu me encantava..ficava muito tempo a admirar os desenhos, a luz que vinha dali...
Esta semana, li um poema de um colega nosso, Carlos A Moraes, que fala sobre o tal "Caleidoscópio", então lembrei-me de minha infância
e resolvi colocar no papel..e lembrei-me também de um email que enviei
para um amigo, cujo título era "Retalhos de Luz"...neste email eu
dizia que a minha forma de escrever é sempre como se buscasse em minha memória, retalhos, fragmentos de passagens, fatos, aconteci-
mentos..encontros, desencontros, derrotas e vitórias...
A vida enfim, fragmentada dentro de nós..
Pego um pedacinho aqui, uma frase lida, ali...um comentário, um gesto de carinho...e construo um texto, um poema...
É como o tal caleidoscópio, que usa fragmentos de vidro colorido e forma imagens belas, interessantes..
Carlos em seu poema, diz que existe uma tal de Esquizomania...( é o título do mesmo) eu afirmo que a minha é pura poesia!
Já me desintegrei em mil pedaços, hoje me reconstruo e me refaço...
Em poemas, crônicas e versos livres... ou presos na mordaça de um soneto..
Pois que sejam assim...livres ou amordaçados...
O mais importante é não perder a vontade de novamente brincar, criar...viver e só assim renascer!
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*MANDALA
Mandala é a palavra sânscrita que significa círculo, uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. De fato, toda mandala é a exposição plástica e visual do retorno à unidade pela delimitação de um espaço sagrado e atualização de um tempo divino.
Nas sociedades primitivas, o ciclo cósmico, que tinha a imagem de uma trajetória circular (circunferência), era identificado como o ano. O simbolismo da santidade e eternidade do templo aparece claramente na estrutura mandálica dos santuários de todas as épocas e civilizações. Uma vez que o plano arquitetônico do templo é obra dos deuses e se encontra no centro muito próximo deles, esse lugar sagrado está livre de toda corrupção terrestre. Daí a associação dos templos às montanhas cósmicas e a função que elas exercem de ligação entre a Terra e o Céu. Como exemplo, temos a enorme construção do templo de Borobudur, em Java, na Indonésia. Outros exemplos que podemos citar são as basílicas e catedrais cristãs da Igreja primitiva, concebidas como imitação da de Jerusalém Celeste, representando uma imagem ordenada do cosmos, do mundo.
A mandala como simbolismo do centro do mundo dá forma não apenas as cidades, aos templos e aos palácios reais, mas também a mais modesta habitação humana. A morada das populações primitivas é comumente edificada a partir de um poste central e coloca seus habitantes em contato com os três níveis da existência: inferior, médio e superior. A habitação para ele não é apenas um abrigo, mas a criação do mundo que ele, imitando os gestos divinos, deve manter e renovar. Assim, a mandala representa para o homem o seu abrigo interior onde se permite um reencontro com Deus. Um exemplo bem típico brasileiro de mandala, a partir da arquitetura, é a planta superior da Catedral de Brasília.
Em termos de artes plásticas, a mandala apresenta sempre grande profusão de cores e representa um objeto ou figura que ajuda na concentração para se atingir outros níveis de contemplação. Há toda uma simbologia envolvida e uma grande variedade de desenhos de acordo com a origem.
Originalmente criadas em giz, as mandalas são um espaço sagrado de meditação. Atualmente são feitas com areia originárias da Índia. Normalmente divididas em quatro secções, pretende ser um exercício de meditação e contemplação. O objetivo da arte na cultura budista tibetana é reforçar as Quatro Nobres Verdades. As mandalas são consideradas importantíssimas para a preparação de iniciadores ao Budismo, de forma a prepará-los para o estudo do significado da iluminação.
O processo de construção de uma mandala é uma forma de meditação constante. É um processo bastante lento, com movimentos meticulosos. O grande benefício para os que meditam a partir da mandala reside no fato de que a imaginaram mentalmente construída numa detalhada estrutura tridimensional.
No processo da construção de uma madala, a arte transforma-se numa cerimônia religiosa e a religião transforma-se em arte. Quando a mandala está terminada, apresenta-se como uma construção extremamente colorida. Depois do ciclo é desmanchada, a areia é depositada, geralmente, na água. Apenas uma parte é guardada e oferecida aos participantes.
Um monge inicia a destruição desenhando linhas circulares com seu dedo, depois espalham a areia e a colocam em uma urna. Quando a areia é toda recolhida, eles apagam as linhas que serviram de guia à construção e despejam a areia nas aguas do rio. (fonte google)