VERMEER - livro e filme

Eu era jovem e nunca tinha ouvido falar nele, conhecia dois de seus conterrâneos, Rembrandt e Van Gogh. Fiquei impressionada ao ver alguns de seus quadros na National Gallery, em Londres. Cenas do quotidiano – mulher com a jarra, a leiteira, mulher tocando guitarra, o astrônomo, etc - sempre com a luz entrando pela janela, são tão perfeitas que parecem reais. A primeira impressão é de estar diante de uma foto. Mas uma foto raríssima, de colorido inigualável, principalmente o azul, num vestido, em um avental, num casaco ou turbante.

Johannes Vermeer (1632-1675) nasceu e viveu em Delft, na Holanda. Teve vida difícil, para manter a família às vezes pagava dívidas com seus quadros, que nem tinham muito valor na época. Ficou esquecido até meados do século XIX. Hoje é considerado o segundo mais famoso e importante pintor do século XVII, depois de Rembrandt.

Em 1999 Tracy Chevalier, escritora americana residente na Inglaterra, publicou o romance Girl with a Pearl Earring (Moça com Brinco de Pérola), nome de um quadro de Vermeer, às vezes também chamado de Mona Lisa holandesa. Nele, a vida do artista e ficção se misturam em narrativa empolgante, através da qual tomamos conhecimento não somente do quotidiano de Delft daquela época, como dos costumes, problemas e relacionamentos da sociedade que ali vivia.

Em 2003, baseado no livro de Tracy, foi lançado o filme com o mesmo nome, dirigido por Peter Webber, tendo como atriz principal Scarlett Johansson.

Vale a pena tanto ler o livro como ver o filme. E se assistirmos ao filme primeiro, a leitura fica melhor ainda.