UM CORPO SEM VIDA, VIDA SEM SER...

TRECHO DE UMA DE MINHAS REPORTAGENS EXISTENTES NO LIVRO QUE PUBLIQUEI EM 1994 "ANTES E DEPOIS DO MUNDO"

PARTIR DA PÁGINA 107 ATÉ 109

...Nossos assuntos se estenderam, embora eu pretendesse continuar a jornada antes do anoitecer, mas continuamos:

-Você sabia que até Cassilândia deve ter ainda três léguas? - disse o pregador, mastigando a farofa. – Dizem que tem onças nesse serrado.

-É? Então acho que vou pernoitar aqui e seguir amanhã. Esta árvore está convidativa, vai proteger-me contra o sereno.

-Se não se importar gostaria de ficar aqui também. Não é sempre que dois peregrinos se encontram dentro de seus mundos num mesmo ideal!

-Que ótimo. Assim poderemos continuar conversando.

Mas com o passar das horas veio-nos o sono, pelo que nos pre-paramos para repousar. Eu dormia tranqüilo, quando certa hora na madrugada ele me despertou, dizendo:

-Vejo uma luz estranha no alto – disse ao perceber uma grande claridade na copa árvore – estás vendo também?

-Sim. Não seria faróis de algum automóvel?

-Não sei não, irmão peregrino. Algo estranho está acontecendo nas proximidades!

...............

COIMBRA “O PEREGRINO DE LUZIRMIL” - ANTES E DEPOIS DO MUNDO - PÁGINA 108

-É uma luz estacionária, porém num lugar ermo desses. É bom nos precavermos. Dizem que os disco voadores, ou OVNIS, andam sondando nosso planeta. Se for um deles logo saberemos.

Mas não era. A claridade logo desapareceu. Após algum tempo vimos alguém vindo pela estrada. Ficamos em silêncio assuntando se tal pessoa passaria sem fazer parada no local onde estávamos, entretanto parou, pois havia nos percebido.

-Quem está ai? Ouvi vozes. – disse aproximando-se.

-Nós é que perguntamos quem é você? Nesta hora da madrugada e andando a pé pela estrada?

-Meu carro capotou a uns duzentos metros daqui. Sofri um fe-rimento, porém procuro água. Estou com muita sede.

-Temos bastante, beba – disse-lhe, já ofertando - Por acaso o senhor acendeu os faróis de seu carro nesta direção.

-Os faróis permaneceram acesos para o alto, até que pude desligá-los. O que estão fazendo aqui a esta hora da noite?

-Desde ontem, aqui tem sido nossa casa. Você está ferido?

-Levei uma torcida no ombro. Dormi ao volante; acordei sendo lançado fora por não estar usando o cinto. O carro virou de rodas para cima. Estou admirado por ver pessoas à esta hora, num lugar longe da cidade. São andarilhos?

-Somos peregrinos. Eu tenho família, esse irmão, porém, não. E o senhor? – perguntei.

-Ah! Tenho, mas vivo infeliz!

-A felicidade é dom de Deus – disse o Pregador já querendo anunciar-lhe a Bíblia – Tal dom vem pela graça de Jesus Cristo. Já ouviu falar?

-Sim, porém nunca cri em religiões. Sou ateu. Só acredito no que vejo e não creio que temos espírito – acentuou.

-Hum...seu carro vinha sem motorista pela estrada?- perguntei.

-Claro que não. Eu o vinha dirigindo.

-E quando você dormiu? O que houve?

-Desgovernado ele saiu da estrada e tombou.

-Eu faria uma comparação do seu carro, com o teu CORPO. Sua montagem e funcionamento, com tua ALMA (VIDA); e o motorista, com teu ESPÍRITO (SER) . Dá para entender que cada um de nós somos semelhantes a um automóvel com seu motorista?

..............

COIMBRA “O PEREGRINO DE LUZIRMIL" - ANTES E DEPOIS DO MUNDO - PÁGINA 109

-Nunca pensei coisa semelhante.

-Pois é. Um corpo sem vida, é um carro sem combustível.

-Continue.

-Um carro com motor, tendo combustível e bom funcionamento, porém sem motorista, é um corpo com vida, mas sem o "SER" ou seja, espírito..

-Confesso que jamais tive essas reflexões – disse o rapaz – mas estou achando interessante. Aonde você quer chegar?

-No ponto xis de nosso existir. Somos um composto: (corpo), um arranjo: (vida) e uma entidade:(espírito) três realidades. Deixando de existir as duas últimas tornamo-nos num corpo sem vida e sem ser. Não seria assim, irmão Pregador?

-Bela explicação, irmão peregrino. Dá para entender que nossa existência é isso daí: corporal, vital e espiritual!

-Em que ponto pretendem chegar, no entendimento acima?

-Tirar-te a descrença e colocar em teu SER a esperança de que ele é algo eterno: Existiu antes do mundo, existe e existirá também, depois do mundo, evidentemente com outra forma corporal e vital, porém com a mesma performance espiritual. Essa é nossa grande esperança, não é isso irmão Pregador? !

-Caramba! encontrei dois loucos dentro da noite! Porém, Não poderia ter melhor oportunidade de ouvir esses assuntos, tanto pela hora, como pelo ocorrido...

----------------------

Atenção: dependendo dos leitores falarei do desfecho dessa reportagem real que fiz em 1993. O acidentado era um promotor de justiça de um forum de uma cidade do estado de São Paulo.