IDENTIDADE BRASILEIRA
 
 
O Brasil é um lugar maravilhoso. Impar. Difícil de ser entendido e percebido na sua beleza extraordinária. Sua extensão territorial é difícil de ser totalmente percorrida e conhecida. Só quem, por profissão ou por prazer, ou por amor o conhece todo, nos mais diferentes rincões pode compreender e se maravilhar. Nenhum país do mundo tem ainda tal e tais patrimônios. Cada país do mundo alterou e destruiu a sua riqueza e a sua identidade. Foi buscar outras terras ou culturas, e sofreu perdas e alterações na sua constituição natural transformando-se numa terra sem identidade natural. O que se tornou e se constitui hoje é superficial, importado ou roubado, ou copiado. Em geral, pela sede de poder, ou mesmo pelo pouco poder não soube se defender e se perder.

Cada estado, cada cidade, cada município ou aldeiola, ou área ocupada por certo número de brasileiros, tece e constrói ali sua identidade. Esta cresce sob a influência do sol, da chuva, da seca ou da enchente, dos riachos e rios, das cachoeiras e matas, da sua biodiversidade. Tais elementos díspares vão formando seus filhos e constituindo suas características de irmãos, ou seja, suas riquezas pessoais de dialetos, falas, expressões, artesanatos, habilidades únicas, sua identidade cultural.

A Natureza foi e é pródiga nesse crescimento, mesmo a custa de muita destruição daqueles de má formação e cuja mente é de aproveitar em benefício próprio, uma mazela que médicos e psiquiatras podem explicar tal desvio; aqueles mais fracos e por tal, sofrem influência estrangeira e se tornam perdidos no seu rebanho. É a equivocada parte brasileira, uma lástima, mas mesmo assim o Brasil se supera pela sua natural essência que torna cada um mais inteligente, mais belo, criativo, bom e irmão.