CONVITE AOS RECANTISTAS - TE APROCHEGA, TCHÊ!

"Deu prá ti", dos irmãos Kleiton e Kledir, é o nome de uma música que fez o maior sucesso no Brasil inteiro. Acho que o pessoal encarou o "deu prá ti" literalmente quando, na verdade, só queria dizer

"chega!". Pois é, cada pedaço do nosso Brasil tem suas características próprias, de tal forma que, apesar de falarmos a mesma língua, falamos a mesma linguagem de maneira diferente. Chimarrão em punho, bombacha, lenço vermelho no pescoço, bota de couro. Essa é a imagem do gaúcho se tornou conhecida no Brasil, graças ao respeito que o povo do Rio Grande do Sul dispensa às suas tradições e costumes. Nossas expressões regionais por vezes parecem grego às pessoas de outros Estado. Por isso eu te faço um convite: te aprochega e venha conhecer algumas expressões desse povo que tem orgulho de ser gaúcho.

É gauchês puro:

*Bah!: é um tipo de exclamação. Bah,que guri bonito!

*Guampa: é chifre de boi, mas usado também como termo pejorativo.

*Tchê: gente, interjeição que expressa um pouco de tudo - raiva, surpresa, alegria. Não é muito usada por jovens, mas sim por pessoas mais velhas e do sexo masculino.

*Tri legal: quando algo é bom, é legal; quando é muito bom, é tri legal! Muito usada pelos jovens.

*Guri/guria: menino/menina.

*Baita: muito grande. O fulano é baita parceiro.

*Cacetinho: aquele pão de 50g. Chamado de pão francês em outros rincões, aqui é cacetinho mesmo.

*Cagando e andando: o cara que não tá se importando muito com determinada situação. Mesmo que seja difícil imaginar a cena.

*De cara: chocado, surpreso, magoado. "Ô meu, o fulano tá de cara contigo!".

*De rachar: geralmente refere-se ao frio muito intenso. "Bah, hoje tá fazendo um frio de rachar os beiços".

*Fechou o pau: aconteceu uma briga, uma confusão, um tumulto.

*Não caga nem desocupa a moita: sujeito que não se decide. Não vai nem fica. Não anda nem desanda.

*Que tal?: usada como saudação. Ao invés de dizer "oi, tudo bem?" se diz "ó, que tal?".

*À meia guampa: meio embriagado, levemente ébrio.

*Cagaço: grande susto, medo.

*Cusco: cão pequeno. O mesmo que guaipeca.

*Cambicho: apego, paixão, inclinação irresistível por uma mulher.

*Dar uma facada: pedir dinheiro emprestado.

*Ir aos pés: o gaúcho é o único povo no mundo que não evacua nem caga. Simplesmente VAI AOS PÉS!

Giustina
Enviado por Giustina em 16/09/2011
Código do texto: T3222228
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.