DE OLHOS FECHADOS...

Hoje percebi que é preciso fechar os olhos para sentir melhor o paladar, o cheiro, o tato, a audição. Que ligação possui a visão com a gravação dos outros sentidos?Certamente algum cientista já descobriu isso há muito tempo. Eu é que sou uma ignorante e só pensei nisso agora. Mas também para que pensar? Os sentidos não são para apenas sentir?

Então, fecho os olhos para melhor me infiltrar nos sentidos. Por instantes penso ter ouvido o silêncio. Pode-se ouvir o silêncio... Isso é certo. E também se sente melhor o tato de coisas simples quando se fecha os olhos, como o contato da areia fina da praia, Cálida quanto os próprios pensamentos. Pode-se sentir a grama do jardim umedecida pelos últimos coágulos de orvalho. Orvalho tem coágulos?Enganei-me. São gotas transparentes deixadas pela noite. Coágulos é o sangue pisado que me corre nas veias.

Mas isso não vem ao caso e ainda posso sentir o cheiro de flores, de folhas novas, do café passado mal se levanta de manhã e ainda o cheiro da pessoa que amo. Estranho como o cheiro das pessoas fica gravado em nossas mentes. E ainda pode-se sentir o gosto de guloseimas que saciam nossa fome, o gosto do beijo. Porque se beija de olhos fechados? Certamente é para melhor sentir.

De olhos fechados sente-se tanta coisa. Há tanto espaço nas retinas que ficaram debaixo das pálpebras. Espaço para ouvir, sentir... É como um refúgio de meditação, de desligamento, de lembranças, de sentimentos. Talvez a fórmula mais eficaz de renovação.
Sonia de Fátima Machado Silva
Enviado por Sonia de Fátima Machado Silva em 18/12/2006
Reeditado em 10/12/2008
Código do texto: T321648
Classificação de conteúdo: seguro