Minhas Músicas Inesquecíveis_6_ Falhaste Coração (Ângela Maria)

Ângela Maria, nome artístico de Abelim Maria da Cunha, hoje com 83 anos, mas ainda em atividade artística, é uma cantora brasileira de voz potente e maviosa que, por sua doce morenice, foi carinhosamente apelidada de "A Sapoti". Gravou o seu primeiro disco em 1951, começando aí o sucesso que sempre a acompanhou.

Ângela Maria consagrou-se como uma das grandes intérpretes do gênero samba-canção (surgido na década de 1930), ao lado de Maysa, Nora Ney e Dolores Duran. Gravou dezenas de sucessos como Não Tenho Você, Babalu, Cinderela, Moça Bonita, Vá, Mas Volte, Garota Solitária, Falhaste Coração, Canto Paraguaio, A Noite e a Despedida, Gente Humilde, Lábios de Mel, etc. Estima-se que tenha gravado 114 discos e vendido cerca de 60 milhões de exemplares.

Angela Maria fez um estrondoso sucesso num tempo em que as músicas mais ouvidas tinham obrigatoriamente que possuir três qualidades: 1. Boa melodia; 2. Boa letra; 3. Cantor(a) de voz bonita e de reconhecidos recursos de interpretação.
A "Sapoti" tinha tudo isso e marcou as gerações de 50, 60 e 70 com memoráveis interpretações de grandes sucessos musicais. Dentre as músicas do encantador repertório romântico de Ângela Maria, sempre fui particularmente atraído por "Falhaste Coração", pela sua primorosa letra -  que expressa um tema forte, impregnado de avassaladora sentimentalidade -  sua linda melodia e  a interpretação magistral dessa grande diva da MPB. Confiram.


FALHASTE CORAÇÃO
( Ângela Maria)

E tu que acreditavas
Mandar em todo mundo,
Por isso nunca foste
Capaz de perdoar.
Cruel e desalmado,
De todos tu te rias,
Hoje imploras carinho
Até por piedade.
Aonde está teu orgulho,
Cadê tua coragem,
Tu hoje estás vencido
Imploras caridade,
Já vês que não é certo
Amar sem ser amado
E assim tão derrotado
Que lástima me dás..

Maldito coração,
Me alegra que tu sofras,
Que chores, que te humilhes
Assim frente a esse amor;
A vida é uma roleta
Em que apostamos tudo,
E a ti sempre foi dado
O direito de ganhar.
Mas hoje a tua sorte
Faltou, não vai chegar...
Falhaste coração,
Não voltes a jogar....


NOTA DO AUTOR:


Foi incluída nesta edição, a reprodução da música "Falhaste Coração" interpretada por  Ângela Maria. Contudo, devido à política editorial do Recanto das Letras, as músicas só podem ser reproduzidas no Site do Escritor; caso você esteja visualizando esta página apenas no Recanto das Letras e queira ouvir a música incluída, use o link de controle abaixo para ser redirecionado ao Site do Escritor:

http://antoniomaria.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=3215256


Santiago Cabral
Enviado por Santiago Cabral em 12/09/2011
Reeditado em 12/09/2011
Código do texto: T3215256
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.