"JOÃO DA CRUZ:" UM PSEUDÔNIMO

"As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem" (Lilian Tonet)

Em uma das minhas raras incursões pelo espaço virtual fiquei conhecendo SIMONE PAZ,que posteriormente tornou-se uma dileta amiga. Na oportunidade, fui convencido por ela a participar do Recanto. Lembro-me que li um excelente texto dessa escritora e postei breve comentário, daí em diante iniciou-se uma grande amizade.

Como naquela época, estava lendo escritos de S. João da Cruz, resolvi assinar meus textos utilizando-se o nome desse grande místico da igreja católica. Ademais, sempre procurei na medida do possível, desenvolver temas associados a ética e a edificação moral pregada por essa figura histórica.

A adoção de um pseudônimo por mim, deu-se primeiramente em virtude do receio natural de uma pessoa inexperiente em se expor publicamente. Por outro lado, meus textos são relatos do cotidiano que envolve pessoas do meu relacionamento, cujos nomes são mudados para evitar obviamente, possíveis constrangimentos.

Meu verdadeiro nome é Paulo R. Henrique, carinhosamente chamado em casa por Paulinho. Roberto Rêgo, Nilton Deodoro, Márcio Jr. e a própria Simone Paz entre outros amigos do Recanto, já sabiam que não era joão, visto a troca de emails. Pois, esse espaço contém meu verdadeiro nome.

Apesar disso, continuarei assinando João no final de meus escritos. Sinto bem em fazê-lo, parece que a energia do grande santo me auxilia quando começo a compor minhas singelas crônicas. Como também gostaria que meus amigos continuassem a me chamar por joão.

João da Cruz
Enviado por João da Cruz em 11/09/2011
Reeditado em 01/05/2012
Código do texto: T3213194
Classificação de conteúdo: seguro