A DAR COM UM PAU

"É homem a dar com pau na China, revela último censo demográfico", diz uma manchete. Talvez fosse a solução importar alguns para o Brasil... afinal aqui é o contrário! Mas não é esse o meu assunto. Ou melhor é, pelo menos na parte que diz "a dar com um pau". Que expressão estranha! Estranha quando escrita, pelo menos. Porque é impressionante o uso oral dessa expressão, resultado da criatividade do brasileiro. Aliás o termo "pau" associado a outras palavras viaja por todos os rincões do meu Brasil varonil. É o pau de arara, costume de amarrar aves numa vara para transporte, e que, por analogia deu origem ao transporte usado no Nordeste e foi também um instrumento de tortura usado no período da Ditadura, no Brasil. Tem o pau d'água (bêbado), o pau de virar tripa (pessoa muito magra), o Pau Fincado (cidade gaúcha), etc. Ah, e temos a famosa santinha do pau ôco, aquela que se faz de boazinha, mas não é.

Mas vamos a "dar com um pau", ou melhor vamos ver como surgiu essa expressão, de uso tão popular. Uma explicação é que, nos navios negreiros, os escravos se recusavam a comer e os traficantes colocavam em sua bocas um tubo de madeira e empurravam para dentro um mingau para que não morressem. Outra versão diz que milhares de aves migratórias, atravessando o Atlântico, chegavam famintas ao Nordeste do Brasil, atacando as lavouras. Para salvar suas plantações, o sertanejo espantava as aves a pauladas. Eram aves "a dar com pau".

Pensando no cenário político brasileiro, me ocorreu uma idéia agora... Não, prefiro não expressá-la!

Giustina
Enviado por Giustina em 11/09/2011
Código do texto: T3212756
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.