Eu choro pelos outros “11 de Setembro”…

Compulsão global, fenómeno de massas emocional que uma certa psicologia explica muito bem…:toda a gente a chorar pelo que se passou há 10 anos, apesar de estarem a acontecer coisas bem mais sérias e preocupantes à nossa volta…

Sobre o 11 de Setembro já me pronunciei, e não me vou repetir…:

http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/3206083

A história dos homens, apesar de a uma primeira vista parecer imprevisível, acaba por ser linear dado repetir-se vezes sem conta, sendo assim algo…previsível…

Os padrões sociais acabam por se repetir, o que se fez anteriormente, com pequenas alterações, é o mesmo, sendo que as alterações significativas se restringem à tecnologia e pouco mais…Passou a existir uma “sofisticação tecnológica” e pouco mais…colada ao que se faz desde o tempo da Grécia Antiga, onde a politica passou a ser um modo de vida profissional…

Tanto a politica como a sociologia, a socialização, são quase as mesmas dos nossos antepassados da antiguidade, gregos, romanos…chineses…

Por alguma razão ficamos espantados ao ler a “actualidade” dos clássicos, espanto perante a sua actualidade ou inovação…Sim, eles foram inovadores, mas nós também não evoluímos grande coisa, dai o espanto perante algo com milhares de anos que ainda está…actual…

Se fôssemos tão modernos como pensamos ou nos fazem crer, esses clássicos teriam o interesse que possuem as peças de museu anacrónicas…

Os interesses dos povos, das civilizações acabam por serem os mesmos de todos os tempos…

O supostamente moderno e inovador século XX é um exemplo paradigmático do que acabei de dizer acima…senão vejamos…:

-Como eclodiu o primeiro conflito bélico de massas da história, a Iª Guerra Mundial…?

De uma forma clássica e previsível…a inovação desse conflito passou pelos números de mortos, pelo facto das cidades distantes da linha da frente poderem ser tocadas directamente por essa guerra e o facto da até então venerada tecnologia ter sido aplicada na destruição maciça de homens e não no seu progresso…

-Depois do conflito surgiu a Sociedade das Nações, considerada uma aliança inovadora que no entanto não conseguiu evitar aquilo para que fora criada: uma guerra mundial…

E logo depois eclodiu o mais violento conflito da história humana…a forma como começou e tudo o que se seguiu foi apenas uma repetição do que se tinha feito anteriormente, mas numa escala ainda mais industrial do que a guerra anterior, a uma escala global…

O que nos choca nesse conflito de imediato, é a sua brutalidade sem precedentes, o grau de destruição e o extermínio de judeus…

Quanto ao grau de destruição…nada de novo…o que aconteceu é estarem ao serviço dos homens modernos meios que possibilitaram que essa destruição fosse o que foi…O homem em guerra é sempre destrutivo, pela lógica da guerra é violento…e se tiver meios ao seu alcance, a destruição aumenta…Porque a violência é a mesma da de qualquer guerra…

O extermínio de judeus…: Os nazis, apesar de serem sem dúvida o extremo exemplo de até onde pode chegar um povo se desvirtuado e destituído dos mais elementares valores humanistas etc…tinham os tais meios tecnológicos modernos à sua disposição, dispunham de algumas das melhores universidades do planeta e de alguns sábios que se puseram à disposição dos nazis. Perseguições sectárias, politicas, raciais, etc…infelizmente houve desde sempre…os nazis não criaram uma “nova forma de terror” como alguns apregoam, limitaram-se foi a aperfeiçoa-lo, a moderniza-lo…os gazes que envenenaram os judeus nos campos de concentração ou eram utilizados na moderna agricultura e indústria de então, ou eram versões adaptadas desses venenos, desses herbicidas…as terríveis torturas infligidas tantos nos campos como fora deles um pouco por toda a Europa dispunham de algumas semelhanças com os utilizadas pela…Inquisição…

E depois da Guerra ter acabado as democracias e o comunismo vencedores limitaram-se a ir aos restos do nazismo pilhar estes e utilizar o que lhes deu jeito…: tecnologia e conceitos avançados, nomeadamente o da aplicação da propaganda…Que se tornou um fenómeno planetário global, de forma a convencer as populações para o que se iria seguir…

Neste aspecto as democracias foram um pouco mais longe do que o comunismo: sendo regimes autoritários por excelência, o esforço dos líderes para convencer os seus povos era menor…As democracias tiveram um trabalho maior para convencer as suas populações livres para as suas aventuras económicas e militares além fronteiras…O argumento continua a ser actual, apesar de gasto…que se resume a qualquer coisa como “Libertação dos povos oprimidos” com o bombardeamento maciço dos regimes opressores, com o povo que supostamente iriam libertar pelo meio…porque já se comprovou que os “bombardeamentos cirúrgicos” em termos tácticos ou estratégicos resultam pouco, resultam sobretudo apenas para dar boas imagens na televisão, na Web ou nos jornais…Mas nós, imbuídos nesse espírito de libertação, lá aceitamos essas aventuras, esquecendo ou não querendo ver de todo que o que se liberta são meios energéticos que passam para o controle de companhias do Mundo Livre, ou então territórios de importância estratégica que passam para a esfera de influência desse mesmo mundo livre…

E assim somos dominados da mesma forma que os povos oprimidos, mas com mais requinte…de cinismo…porque nos fazem crer na justeza da nossa causa quando os motivos são os mesmos dos nossos supostos inimigos…

E a tal hipocrisia das democracias chega a ser chocante se fosse totalmente percebida, acabam por nos levar a fazer o mesmo que criticamos de forma violenta aos nossos inimigos, e se fazemos o mesmo pelos mesmos motivos, o que nos diferencia então dos nossos inimigos…?

Façam a correlação de baixas do 11 de Setembro de 2001 e as baixas da retaliação…os números são públicos e esclarecedores…sendo que a maior parte das baixas são civis, vitimas de “danos colaterais”…

Como podemos criticar e intervir se fazemos o mesmo…?

Exemplos de ingerências das democracias são tantos que desonram os espíritos, os ideais em que foram fundadas essas democracias…

A América dispõe de um povo nobre e empreendedor que é prejudicado pelos políticos que tem, mas…quem vota nesses políticos, quem os elege…?

Num dia 11 de Setembro de 1973 houve algo que o mundo parece já ter esquecido, algo de muito, imensamente grave que o mundo esqueceu, ou quis esquecer, e cujas vítimas foram em maior número do que o mais recente e recordado 11 de Setembro…

No dia 11 de Setembro de 1973 houve um golpe de estado no Chile perpetrado contra um governo democraticamente eleito, um governo que teve o azar de ser dos poucos governos socialistas da América do Sul…Esse golpe teve o apoio dos serviços secretos norte americanos, e isto é um dado público, não é uma teoria da conspiração…O que se seguiu a esse golpe foi pavoroso, foi aterrador…porque algo merece tais adjectivos quando ocasiona imensas vitimas, muitas das quais não deixaram rasto, desapareceram apenas…

Em 1989 os EUA invadiram o Panamá (operação “Causa Justa”…o nome só por si é irónico…). Para derrubarem o seu líder, antigo aliado...À frente desta nação estava um ditador traficante de droga…Os EUA sabiam de tudo…e calaram-se…até que o ditador teve a má ideia de querer ele próprio administrar o canal do Panamá e não os EUA…ou seja, tomar conta de uma das vias de comunicação mais importantes do mundo…até então sob administração Americana…Atenção, ditador ou não, o canal é na sua nação…ele tinha o direito de o querer fazer…se não concordam tentem imaginar uma parte do vosso país administrada por uma potência estrangeira…Concordam…?

Se a lógica é a libertação dos povos, porque não se intervêm na Síria, na Arábia Saudita, na Coreia do Norte, no Yeman…etc…?

Se a lógica é a libertação dos povos porque é que as ditaduras da Península Ibérica do século XX caíram de podre, de velhas sem quase qualquer tipo de pressões internacionais…?

Se criticámos os nazis e depois os comunistas, porque é que fizemos, e fazemos o mesmo que eles fazem…?

Porque é que os anglo saxónicos que tanto se orgulham de terem derrotado o nazismo, mal acabaram as hostilidades na Europa se apressaram a utilizar vários nazis nas suas fileiras e depois de usados os deixaram escapar sobretudo para a América do Sul…?

É um facto histórico reconhecido que os soviéticos dispunham de uma ditadura muitas vezes brutal, mas convenhamos, neste capitulo do nazismo foram mais coerentes que certas democracias…Um vulgar soldado das forças alemãs capturado passou em média 10 anos em cativeiro, ao passo que no Ocidente a média era de 3 anos…Os carrascos que caíram nas mãos dos soviéticos foram ou sumariamente executados, ou executados dai a pouco tempo…A maior parte dos carrascos que foram parar às mãos dos americanos, ingleses e até franceses foram usados nos estágios iniciais da guerra fria e acabaram os seus dias como homens honrados…livres…Até os franceses que sofreram na pele uma ocupação do seu território foram algo benévolos para com muitos carrascos…complexos pelo facto da maior parte deles ou ter colaborado na ocupação ou ter ficado caladito perante essa ocupação, sendo que famosa e honrada Resistência era composta por meia dúzia de rapazes e raparigas heróicos que lutaram quase sozinhos…?

Os SS de combate executaram várias vezes soldados aliados que se tinham rendido…infelizmente esta pratica de matar prisioneiros é algo de comum entre todas as nações de todos os tempos, mas as SS levaram tal a um outro nível…Tanto a maior parte dos executores como dos mandantes ou apanharam penas leves ou não apanharam de todo…Oficiais aliados honrados quiseram e forçaram esses julgamentos, mas as suas chefias impediram tal…em nome de quê…?

A mesma benevolência não se passou com os criminosos de guerra japoneses…

E o que se passou nos famosos julgamentos de Nuremberga é algo próximo de uma fraude, feita e empolada para tranquilizar o mundo que as contas de uma forma democrática seriam ajustadas…mas o que se passou foi uma mera operação de cosmética…Porque a maior parte dos carrascos pura e simplesmente não foi julgada…ou apanhou penas simbólicas…mas as consciências ficaram aliviadas e o mundo ficou um melhor local onde se viver…

Manipular a história, a verdade, deturpar os acontecimentos deveria ser tão condenável para os que criticamos como para nós, os democratas…

O tão criticado Pacto de Varsóvia (equivalente comunista à NATO) nas suas aventuras causou bem menos vítimas inocentes do que a NATO…e isto é um facto histórico…e se somos então piores do que os nossos inimigos, que moral temos para os criticar…?

A razão dos nazis terem sido poupados no pós-guerra…?

São várias as razões…

Abordo apenas algumas…

-Alguns dispunham de avançados conhecimentos científicos das mais diversas áreas desenvolvidos numa ciência sem ética e sem leis morais do III Reich, além do génio, do mérito genuíno dos seus criadores, e esses acontecimentos deveriam ser utilizados…

-Sendo que já era previsível que o próximo adversário fosse o comunismo, haveria que deitar mão a verdadeiros especialistas anti-comunistas e que já os tinham combatido na guerra…e os melhores especialistas eram…os nazis…(mas citando alguém…especialistas que foram derrotados por quem enfrentaram…)

E assim o Ocidente aprendeu com os nazis a combater os comunistas, e depois de aprender deixaram-nos escapara para o santuário nazi planetário em que se converteu a América do Sul…

Isto deu jeito porque eles jamais falariam dessa colaboração, e deu jeito porque o comunismo começava a emergir entre os povos da América do Sul…e foi assim que governos amigos do Tio Sam deitaram a mão a uma série de especialistas de alto nível anti-comunistas, especialistas na arte da repressão, e que tinham umas coisas a ensinar aos sul americanos, tal como já tinham ensinado aos Europeus…

E não percebo porque os EUA não são abrangidos pelo mesmo tribunal internacional para o qual mandam os criminosos de guerra da actualidade que eles conseguem ou querem apanhar...estou a falar do TPI...Não percebo porque os EUA acusam a China e a Rússia de toda e qualquer coisa relativa aos direitos humanos, mas se recusam a assinar tratados que tentam evitar a proliferação de certos armamentos...como as minas e as armas químicas etc...acusam os seus adversários e seguem a mesma linha...?

Claro, estou ciente que cada época, cada momento histórico tem a sua nação que domina de forma imperial…Aos nossos pais calhou a parceria americano-soviética, a nós a americana e a breve trecho a chinesa, e cada nação dessas suscita amores, suscita ódios (isso faz parte deste jogo…) mas francamente, não me lembro em termos históricos de uma nação destas se por tanto a jeito dos ódios como os EUA…Povo algo recente, os EUA também ficarão na história como o império mais breve…Apesar das suas imensas qualidades os sinais de decadência são mais do que evidentes, e no entanto, em vez de diminuírem tal a sua arrogância mantêm-se intacta e até com tendência para aumentar…Fim triste que o seu povo não merecia…

E depois ficam espantados e não conseguem perceber porque um adolescente muçulmano desesperado se faz explodir no meio das suas tropas, arrastando com ele na morte essas tropas…

E o que acabei de dizer são meros factos históricos, que estão ao dispor de cada pessoa…agora é preciso saber ler, é preciso saber ver, mas é sobretudo necessário Querer…

Por isso não me peçam para chorar as vitimas do 11 de Setembro de 2001…Eu choro todas as vítimas de injustiças, de todas as ignorâncias, de todas as infâmias, eu choro as vitimas da nossa cegueira, vitimas da nossa manipulação…Não me limito a chegar a Setembro e a pensar em tal e depois a vida volta ao mesmo…Eu penso que se fazemos o que criticamos aos nossos inimigos, e eu penso, com grande vergonha que afinal não somos assim tão diferentes dos nossos inimigos…

Eu penso que a próxima guerra já está na cabeça dos políticos e dos generais à espera de uma oportunidade para ter lugar, e nós nada podemos fazer…apesar de no dia 11 de Setembro todos chorarmos as vítimas desse dia…

Porque a história se repete, e nós somos meros passageiros dela, meros assistentes…

Ou será que não…?

E claro, cada um é livre de acreditar no que bem entender, eu sei no que acredito, e sobretudo naquilo que não acredito…

Nota:

Existem inúmeros exemplos deste estado aparentemente esquizofrénico por parte das democracias modernas, como o apoio escondido ao Irão nos anos 80…quer directo quer indirecto através de Israel que possibilitou – com o acordo dos EUA – que os persas mantivessem operacional a sua máquina de guerra, oficialmente sob embargo dos Ocidentais…

O facto do odiado Iraque em 1990 e a partir dai até 2003 tivesse sido apoiado pelas democracias na sua guerra dos anos 80 contra o…Irão…O erro do Iraque foi ter tido mais olhos do que barriga e ter invadido o inócuo mas riquíssimo Kuwait…foi esse o seu único erro, pois se não o tivesse cometido ainda Saddam estaria calmamente no poder…E para quem tem memória curta, os odiados Talibãs, enquanto estiveram à frente do Afeganistão foram várias vezes recebidos por importantes entidades dos EUA nos EUA…está tudo documentado, e até há fotos de tal…mas tiveram azar…: eram o alvo mais à mão e apetecível na raiva pós 11 de Setembro…em termos de guerra clássica, esta seria a guerra ideal, de tal ordem que foram derrotados militarmente em 3 meses…o pior veio depois, quando enveredaram pelo mesmo tipo de guerra que fez tremer os soviéticos na década de 80…reforçados pelos ensinamentos que os ocidentais lhes deram para derrotaram o inimigo comunista…e como se sabe, desde 2002 que a guerra afegã está num impasse…

E repito que há imensos exemplos como os que acabei de dar, só não os relato porque tal faria desta crónica algo de demasiado extenso…

Miguel Patrício Gomes
Enviado por Miguel Patrício Gomes em 11/09/2011
Código do texto: T3212567
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.