Juazeiro, Juazeiro

Antigamente com poucas casas ,tinha um imenso juazeiro, coberto com árvores e dois grandes Jatobás, alguns catolés.

Tempos idos, sem energia elétrica, não tinha água encanada, tanta pobreza, era um distrito do Crato. Situado ao sul do estado do Ceará.

O padre Cícero deixou o Crato em 11 de abril de 1872 fixando residência no Juazeiro. Tinha uma missão a cumprir. Fazer o Juazeiro uma cidade religiosa, prospera e histórica. Cativou o povo descrente.

Com a chegada do baiano Dr. Floro Bartolomeu prefeito juntamente com Padre Cícero demarcaram com suas próprias mãos, as ruas São Pedro, São Paulo, da matriz, entre outras.

O comercio, o Padre Cícero chamou um dos seus afilhados e mandou que comprasse um relógio e desmontasse e montasse novamente, o rapaz ensinaria os outros rapazes para que tivessem trabalho.Surgiu a primeira relojoaria. O comercio deu certo.

Dia 2 de julho de 2011 Juazeiro completa 100 anos, sem a presença física do Padre Cícero. Uma festa digna de Juazeiro com suas ruas bem alinhadas. A Igreja de Nossa Senhora das Dores colossal! Um comercio fabuloso que dar sustento a todos. Tornando a segunda cidade em capacidade econômica do Ceará. Com a confecção de artigos religiosos relacionados ao Padre Cícero. Sendo a maior fonte de economia da cidade mais religiosa do país. Com o progresso construíram sete faculdades, com 53 cursos inclusive o de medicina. Com 250 mil habitantes,tem um Shopping Cariri,inaugurado em 1997. Neste dia glorioso em comemoração do centenário do Juazeiro, os romeiros não vieram a pé nem de carro de pau de arara, mas de ônibus e de aviões desembarcando no Aeroporto chegaram de diversos estados do Brasil.

Meu Padrinho Padre Cícero merece ser o primeiro santo do Brasil.

Varenka de Fátima Araújo

Bibliografia: Sinhorzinho Ribeiro, Juazeiro em Corpo e Alma.

Varenka de Fátima
Enviado por Varenka de Fátima em 10/09/2011
Reeditado em 30/11/2012
Código do texto: T3212554
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.