LEMBRANÇAS DA CASERNA OU CAVERNA?

LEMBRANÇAS DA CASERNA OU CAVERNA?

Hoje acordei depois das 5:00 horas. Não liguei o rádio, pois ele está no conserto. Fui ao computador.

Fui à cozinha. Fiz café. Tomei um gole. Dei uma pitada no meu cigarro de palha. Pus a roupa para lavar na lavadoura. Pus o feijão-preto para cozinhar. Lavei vasilha. Recolhi a roupa seca do varal. Molhei as plantas. Aí me veio à lembrança um fato da caserna ou caverna?

Bela tarde de sábado estava eu de serviço na guarda do quartel. Às 6:00 horas foi dada a alvorada. O cabo Itamar foi um exímio corneteiro. Ele era meu vizinho quando morávamos no acampamento da Serraria Imapebra, à Av. Brasil em Governador Valadares/MG. O Sargento-adjunto mandou os recrutas fazerem a faxina das dependências do aquartelamento, inclusive no xadrez, onde o cabo Antônio Augusto estava preso, por crime de pistolagem, a mando da Justiça Militar.

Os recrutas se muniram dos apetrechos necessários à faxina nas dependências externas, porém, nos três páteos fizemos a ¨operação-pente-fino¨. Catava-se tudo o que não era terra, principalmente as folhas das árvores, papéis, tocos de cigarros, etc.

Por volta das 8:00 horas a faxina estava terminada e então formávamos a guarda para o hasteamento das Bandeiras do Brasil e de Minas Gerais. Depois a parada militar em continência à guarda que entrava e consequentemente a substituição da guarda que saía de serviço às 12:00 horas.

Veja bem o fato: não me lembro mais que horas eram. Só me lembro que o sol estava quente e o calor brabo. Então do meu posto de Sentinela-das-Armas abri a corrente para o grandalhão Sr. comandante ¨Xaxᨠentrar no quartel.

Passado alguns minutos escutei: OFICIAL-DE-DIA! ADJUNTO! Tirem esta ¨tora¨ da minha frente que eu quero passar...

Incontinente tomei posição de sentido. Agucei os ouvidos. Segurei minha ¨namorada¨ (o fuzil-de-repetição 1908) com vontade e fiquei de butuca aguardando o desfecho do episódio sabadal.

E o desfecho não foi dos melhores: todos os Infantes dobraram de serviço, inclusive o Oficial-de-Dia, o Sargento-adjunto e o Sargento comandante da guarda. Naquele sábado tive que me contentar em beijar o meu Fuzil carregado com 6 cartuchos 9 milímetros.

Eita palito de fósforo queimado!

F I M

Luiz Limagolf