A Educação da Responsabilidade faz parte da família, dede a tenra idade, pois ser responsável não é apenas uma qualidade, mas um dever de todo o indivíduo. A criança necessita entender sua posição na família, seus direitos e seus deveres e aprende em primeiro lugar, ser responsável com o que é seu e, posteriormente, ser responsável com o que é de uso dos demais membros. Esta conscientização deve ser gradativa de acordo com a faixa etária.
Observa-se o erro quando os Pais protetores dizem: é cedo, quando crescer aprende. O que não for absorvido enquanto criança, não será praticado quando jovem e, este indivíduo se tornará irresponsável consigo e com seus semelhantes.
A ausência de responsabilidade conduz o indivíduo à nocividade, pois ao invés de assumir a conseqüência de seus atos, transfere a culpa para terceiros que nada tem a ver com o fato.
É possível exemplificar o que acontece hoje com a maior parte dos políticos que atua nos Poderes em nosso País, pois pessoas irresponsáveis geram situações conflitantes e, sem saída, desenvolvem o processo de vítima para atenuar seus desmandos.
A Responsabilidade se faz acompanhar da  transparência nas decisões individuais e do caráter polido, para que as mesmas não afetem seus semelhantes.

verita
Enviado por verita em 08/09/2011
Código do texto: T3207028
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.