DISCRIMINAÇÃO É ISSO AQUI
Quando se está desempregdo, antes de mais nada, é luma grande oportunidade, infelizmente, de passar por situações inusitadas e desagradáveis de humilhações, geralmente precedidas de discriminações. Portanto, é sempre bom ficarmos sempre atentos ou como se diz, "com um pé dentro e outro fora" ou com "a pulga atrás da orelha". afinal, apesar das exceções, sempre surgem alguns casos discriminatórios. Vejamos, por exemplo, esse que aconteceu comigo há muitos anos, porém jamais esquecerei.
De posse dos recortes dos anúncios de emprego no bolso, lá fui eu nos respectivos endereços. Vale ressaltar que como a maioria deles era no centro da cidade, tratava-se por conseguinte de agências de emprego. Sendo assim, haja paciência para passar por um grande processo burocrático de seleção. Portanto, apesar do cansaço, nestes casos, quem quiser conseguir alguma aprovação ou promessa de colocação, tem que se esforçar e estampar um sorriso e uma disposição sempre acompanhada de uma postura social para disputar uma vaga de igual para igual. Mesmo assim, se se deparar com alguém com segundas intenções para discriminar, assim como aconteceu comigo, não adianta nada disso, ou seja, bom dia, boa tarde, sorriso e comportamento impecável. A fatídica discriminação sempre pode acontecer.
Entrei numa determinada agência de emprego pela primeira e pelo visto, última vez e ocorreu o seguinte diálogo:
-Boa tarde, estou aqui para me candidatar a uma vaga de emprego!
-Olha, moço, sinto muito, mas a nossa agência aqui só dá uma chance ao candidato! - interrompeu-me a funcionária petulante e mal educada, que estava atrás do balcão.
-Não entendi o que você quis dizer com "só dá uma chance" porque esta é a primeira vez que venho aqui - tentei argumentar - sem sucesso.
-Não, você já fez uma ficha aqui conosco e não foi aprovada!...
Após ouvir esta aberração, o meu sangue subiu à minha cabeça e quase me descontrolei, emocionalmente. Mas olhei bem para aquela figura, mas como sabia que a dita cuja estava sendo paga para agir daquela maneira, ou seja, ela era obrigada a "selecionar", escolher só candidatos (as) que tivessem os requisitos daquela agência, resolvi só fazer uma pequena exigência - também sem êxito:
-Prova-me que eu já estive aqui e que participei de algum tipo de seleção!
Ela ficou em silêncio e procurando disfarçar que estava envolvida com outra tarefa, e só para encerrar aquela tentativa frustrada, fiz só mais esta ameaça:
-Vou denunciar esta agência de discriminação racial. Aguarde-me!
Pensando bem, ela deve estar me aguardando até hoje. Pois desempregado, recém-chegado a São Paulo, sem conhecer quase ninguém, sem dinheiro, fiquei só na vontade de fazer aquela denúncia e resolvi apenas deixar esta injustiça para que Deus tomasse as devidas Providências.
Como diz o pensamento, "Se sofres injustiças, cala-te; a verdadeira desgraça é cometê-las"
JOÃO BOSCO DE ANDRDE ARAÚJO
www.joboscan.net