Podem-me explicar o que é o 11 de Setembro…?

Nota prévia: nada tenho contra o povo ou a cultura norte americana, e em diversos aspectos admiro os dois…

Ao longo da história humana, para justificar determinadas atitudes, os estados criaram embustes de forma a tornar legítimo o que não o é…a história está cheia de exemplos como estes, no século XX não se criou nada de novo, e só falo dele por me ser contemporâneo…

-De forma a justificar a invasão da Polónia e que deu início à IIª Guerra mundial, os nazis inventaram uma pretensa agressão polaca…: tropas SS de combate com fardas polacas atacaram um posto fronteiriço alemão, deixando no terreno mortos polacos…que eram prisioneiros de campos de concentração a quem vestiram fardas de polacos, e que executaram, e como os mortos não falam…

- O dia da infâmia, o bombardeamento japonês de Pearl arbour em Dezembro de 1941, não o foi bem assim…De facto houve um ataque, mas era previsível esse ataque…: cientes do expansionismo japonês na Ásia, os americanos meses antes, além de terem congelado bens e dinheiro japonês em solo americano, suspenderam o fornecimento de petróleo a essa nação…o ataque era pois inevitável…Foi chamado ao dia do ataque “Dia da infâmia” porque o ataque foi feito sem uma declaração prévia de guerra, de começo das hostilidades…De facto assim foi, mas o que não se diz, é que o embaixador do Japão nos EUA esteve à espera de ser recebido por uma alta dignidade americana durante horas…na sua pasta trazia a tal declaração de guerra que deveria ser entregue antes do ataque…mas como foi depois devido à tal espera…os japoneses que não eram santos passaram a serem piores do que os nazis…o que é um bocado difícil…

O 11 de Setembro de 2001, pode-se dizer, por absurdo que pareça, que começou com o fim da primeira guerra do golfo, 10 anos antes…:

A guerra fria tinha acabado, a União Soviética colapsou, e dos seus restos apenas sombras que nunca poderiam enfrentar os europeus ocidentais e muito menos os EUA…Tal como os soviéticos, estes dispunham de poderosas forças armadas, criadas para enfrentarem os soviéticos…e uma indústria que a suportava, e um lobby também…Nesse tempo a indústria militar era o negocio mais lucrativo do planeta…podem argumentar que estas forças eram poderosas para derrotarem os nazis…sim, eram, mas o seu poder na década de 90 era infinitamente maior, reforçado por um arsenal atómico…

Com o fim tanto soviético, como da tal guerra do golfo, deixou de existir uma razão para essas forças, para essa indústria, pelo menos nos moldes de que se revestiu durante 50 anos…as guerras que se seguiram estavam longe de justificar tal…os conflitos eram menores, violentos, mas menores…relembro a guerra civil Jugoslava e ainda a aventura no Kosovo, ambos na década de 90…

Curiosamente no final dessa década os EUA tinham um Superavite económico…ora em 2011 nós sabemos o estado da economia dos EUA…

Os armamentos Ocidentais são tradicionalmente caros e sofisticados, para contrabalançar a força dos adversários, assentes sobretudo no número…e manter esse armamento é caro…

Para terem uma ideia…: é como ter um fogão a lenha e outro moderno…alimentado a madeira…precisa de pouca manutenção, o moderno é o que se sabe…

Para justificar essas forças, essa indústria, era preciso existir algo de relevante…ora no horizonte estratégico não havia…: a Rússia estava a levantar-se depois do caos pós-soviético, a China ainda era menor…

Por coincidência chegou ao governo dos EUA um republicano depois de uma fraude eleitoral…sim fraude…podem-lhe chamar o que quiserem, mas se forem aos livros de história, o que se passou foi uma fraude…Chegaram ao poder republicanos, por tradição mais belicistas do que os democratas…tanto na Europa como nos EUA a esquerda gosta menos de fardas que os seus compadres políticos de outra cor…Mas no quase primeiro ano desse governo, a popularidade do presidente desceu para níveis assustadores, e as eleições de 2004 iriam certamente consagrar um democrata…

Até que aconteceu o 11 de Setembro…

De um momento para o outro descobriu-se um inimigo que justificava o gasto de uma quantidade quase infinita de dinheiro em armamento…descobriu-se um inimigo global, que estava ou poderia estar por todo o lado, logo teria de existirem meios para os caçar, perseguir, exterminar…e de repente a corda que se apertava perante o orçamento de defesa foi alargada…muito…

Que houve um ataque, não tenho dúvidas, eu estava em casa e vi as torres desmoronarem em directo…fiquei, como o resto do mundo aterrorizado e revoltado, mas depois a poeira assentou e uma série de coisas não bateram certo…

Não sou defensor de teorias da conspiração, sou da verdade, ou o que se possa apurar dela…

E de facto há coisas que não batem certo nesse ataque…

Diz-se que dias antes o ouro nos edifícios adjacentes às torres gémeas, uma vasta fortuna, foi retirado…coincidência oportuna, mas não comento, não sei se tal é verdade…

Diz-se que os cães detectores de explosivos que revistavam as torres bombardeadas de forma periódica, deixaram de o fazer dias antes do ataque…não comento, não tenho dados que confirmem tal…

Agora há coisas muito estranhas, das quais me posso pronunciar porque tenho algum conhecimento de causa…

-Os EUA dispõem desde há décadas do mais eficaz sistema de defesa aérea do planeta, e gabam-se de tal, com imensos e bons radares que detectam atempadamente as ameaças no seu espaço aéreo, dispõem também de frotas de caças que protegem as principais cidades, dispõem duma série de eficazes mísseis anti-aéreos que protegem os edifícios mais importantes…e além demais, desde há muito tempo que os aviões civis e militares circulam pelos denominados corredores aéreos, autênticas auto-estradas dos céus, sendo que as suas rotas estão calculadas mesmo antes destes levantarem voo, e qualquer alteração a esse voo deve ser previamente comunicada, e se não o for as forças armadas entram em acção antes que a coisa fique delicada…e reforço que isto acontecia muito antes do 11 de Setembro…

Por isso acho particularmente estranho que 2 aviões fora de rota não tivessem sido interceptados…

Acho estranho que os edifícios tivessem sido atacados a uma hora em que dispunham do número de pessoas mínimo…dai a poucas horas esse número seria muito maior…e o ataque não foi de noite quando o risco de intercepção aérea era menor, mas de noite não se viria tão bem…

Acho estranho que os aviões e os edifícios foram reduzidos ao que se sabe, mas nos destroços descobriu-se um passa porte de um terrorista com ligações aos talibãs…

Não percebo como dois edifícios que foram atacados na sua parte de cima ruíram por baixo numa questão de horas, de poucas horas…dizem que foi o combustível dos aviões que desceu e derreteu as estruturas…em poucas horas…uma coisa que deveria demorar dias…e assim ficámos a saber que as estruturas eram feitas de algo semelhante a papel…

Acho estranho como o edifício supostamente mais protegido da terra, o Pentágono, foi atacado…ser atacado não é estranho, o estranho é que tenham permitido esse ataque, quando é do conhecimento público que ele dispõe de defesas, de poderosas defesas…secretas, mas que as possui, isso é bastante claro…ou será que toda a gente pensa que se deixaria o centro de comando militar da maior nação do planeta desprotegido…?

Outra coisa estranha é que o avião que atacou o Pentágono tenha deixado rastos equivalentes a metade de um automóvel civil…e que o buraco do ataque seja redondo…ora há aviões que explodem a 10.000 metros e deixam bem mais rastos…dizem que não há rastos porque as temperaturas resultantes do ataque derreteram esses rastos…é engraçado porque os estragos do ataque não justificam essas temperaturas, é engraçado porque as asas do avião ficariam de fora, as asas grandes…e de asas nem rasto…se alguém percebe de balística sabe bem o que poderia ocasionar o tal buraco redondo resultante do ataque, a ausência de asas e sabe a razão hipotética de não existirem rastos…

Acho estranho que a queda dos aviões que se dirigiram à Casa Branca e a outro local não tenham sido abatidos por caças, mas sim pelos corajosos passageiros…ora os ataques às torres tinham sido há algum tempo, supostamente as defesas adormecidas já deveriam estar mobilizadas…

Acho estranho pelos rastos do impacto no solo desses aviões não corresponderem ao tamanho desses aviões…serem bem mais pequenos do que o rasto que aviões desse tipo deixam quando caem…há fotos que comprovam tal…

Mas devo estar enganado, tudo dispõe de uma versão oficial na qual certamente acreditarei, apesar de ter estas dúvidas que até hoje ninguém tirou de forma lógica…devo estar enganado, e o Ocidente que se fartou de gozar quando Mathias Rust fintou as defesas soviéticas e aterrou um avião em plena praça vermelha…e o Ocidente tinha direito a errar tal como os soviéticos erraram…apesar de terem chamado a estes de incompetentes para cima…

http://en.wikipedia.org/wiki/Mathias_Rust

o que seguiu nestes 13 anos toda a gente sabe…2 guerras hoje perdidas, uma que vai começar em breve e uma quantidade imensa de dinheiro gasto em armamento, e os EUA falidos… Superavite de 2000 deu lugar a uma quase bancarrota…

Para se atacar nesses cenários um grupo, um pequeno bando de insurgentes, tipos armados com metralhadoras ou lança granadas ou pouco mais, mandam-se caros caças a jacto ou caros helis de combate…grupos de 5 homens muitas vezes…se funcionamos em termos económicos, em termos económicos tal é um monumental desperdício…mas alguém lucra com isso, não é…?

Mas a indústria de armamento ocidental vive dias felizes, não consta que esteja em crise…apesar do resto do mundo ou estar, ou estar quase…

E eu não acredito em bruxas, mas por vezes tenho a impressão que estas existem…

Lamento sobretudo as vítimas desse dia negro e as vitimas das guerras que se seguiram e que ainda duram…a essas pessoas presto a minha mais sentida homenagem na passagem de mais um aniversário sobre o 11 de Setembro de 2001, um dos poucos dias que podemos afirmar que mudou o mundo…para pior na minha modesta opinião...

Miguel Patrício Gomes
Enviado por Miguel Patrício Gomes em 07/09/2011
Reeditado em 11/09/2014
Código do texto: T3206083
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.