Independência ou morte???
Independência ou morte?
Somos um povo independente?
Quem proclamou nossa independência, D. Pedro ou José de Bonifácio?
A história é bem romântica, dá pra imaginar como está pintado no quadro.
Mas o que é ser um país independente? Pra mim seria não depender de ninguém ou talvez ser livre e buscar o melhor visando beneficiar seu povo sem prejudicar outra nação.
Sinceramente, o país livre hoje é o dependente de amanhã, não há uma nação totalmente independente, que possa sozinha, se sustentar.
Um país que possa tomar suas decisões sem ter que consultar nenhum outro e se ache no direito de comandar outros é uma nação pobre de espírito que quer ser dominadora e assim torna-se escrava de si mesma, perde sua própria liberdade, sua autenticidade, escrava de sua tirania.
Não ser dominado, digo, governado por outro país, é ser independente, porém, as vezes não se é dominado da forma governamental, mas totalmente dominado cultural e monetariamente.
Penso que um país livre e independente olha primeiro para si, internamente, para depois olhar para fora.
Uma nação livre e independente não precisa ser a primeira economia do mundo. Basta ter um povo assistido na educação, trabalho, saúde, justiça, distribuição de renda, emprego, moradia, coisas básicas, aí sim poderá pensar em coisas maiores e mais supérfluas.