CRIANÇA, JOVEM, VELHO

“Instrui o menino no caminho que deve andar que quando crescer jamais desviará dele”: SALOMÃO

O que é instruir? Transmitir conhecimento, esclarecer com brandura, informar. É o papel dos pais ou qualquer Mestre.

Infelizmente nossas crianças sem pegadas, sem diálogo, lar tranqüilo ou qualquer ponto de referência. Onde estão? Alguns com babás às vezes até boas, mas faltam raízes, nem para comer, sofridas, revoltadas, infância de fome, frio e covardia. Ficam ansiosas com vontade de comer as papinhas, beber o leite. É super normal. Há necessidade de cursos para equilibrar a anomalia que ficaram por não ter boa alimentação, bonecas, muito menos carinho. Como dar o que não receberam?

Criança precisa do colo da vovó, mamãe para guardar a canção de ninar. Assim, não ficam gritando nos shows, baladas e nos maiores perigos. Tentar mostrar a arte, música erudita, boas peças de teatro, religião. A sementinha minúscula que guarda todos os sabores, cores, formas, proteínas, encantos, estão abafadas sem húmus para fortalecer o ambiente dos lares atuais. O que está segurando um pouco alguns pais que lutam lá fora, é que acham hora para mostrar à seus filhos disciplina regada de amor e ternura.

Difícil é juntar a “Criança Esperança” da Rede Globo, outras Organizações, Didi e outros artistas generosos, para tirar do lodo as mentes privilegiadas, dos abismos e resvaladouros da tristeza que são os morros, os becos, viadutos. Coitadinhos, ficam espreitando ansiosos para roubar.

Quantos abatidos como animais, satisfazendo a crueldade, bravura dos POLICIAIS.

Mas vou dizer: Quando a alma é assassina, às vezes são aproveitadas para este tipo de trabalho. Quem acredita nas vidas sucessivas entende que sendo “Deus Amor”, jamais deixaria tanta covardia na terra. Estamos vendo que baixinho “XUXA”, tem alma adulta. Todos nascem do mesmo jeito. Anjinhos de todos os matizes, mas o mundo os faz ruins. Falta de tudo... Não é a genética igual? E a genetriz mãe, por quê? Por que sortes tão diferentes? Se trancar o nenêm sem ninguém, não ouvindo voz, não aprende a falar. Não ensinou a andar, bater palminhas. Vai virar o quê? A "Naomi" uma máquina?Ninguém, por mais cientista faz uma alma.

O sopro da vida, as ternuras, bondade, caridade, fé, terá que ter um bom pastor. Cada um responsável por uma criança tem que pegar o cajado, não para espancar, mas usar como disse Jesus: “Eu sou o Bom Pastor, dou a vida pelas minhas ovelhas.”

Dar a vida por tudo, para não acabar como este pobre velhinho abandonado do Soneto.

VELHINHO ABANDONADO

Aquele velhinho vivendo

Naquele barraco sombrio

Pedindo alguém que tirasse

Do seu corpo tanto frio.

O fogão de barro sem lume

Não tinha colchão nem cobertor

Desolado com tanta fome

Sem carinho, ninguém, nem amor.

Mas aconteceu de repente!

Uma onda de paz e de luz.

Estupefato e contente

Feliz gritou! Será meu Jesus?

Ouviu doce voz. Que ternura!...

Vem filho! Vou levar sua cruz.

Sentindo sempre a dor alheia, reformamos nosso interior e lapidamos nossa alma até brilhar com amor embora não possamos chegar a perfeição.

Bjs para meus amiguinhos do maravilhoso RECANTO DAS LETRAS que aprendemos tanto.

Vovó Junia

Junia Rios
Enviado por Junia Rios em 05/09/2011
Reeditado em 15/10/2011
Código do texto: T3202330
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.