Eu? Casar de véu e grinalda??
Li agora numa rede social,
"...Diz a lenda... que uma mulher de verdade sempre tem sua casa limpa e arrumada e o cesto de roupas e a pia vazios. Está sempre bem arrumada e perfumada. É fina, não bebe, não fala palavrão e se comporta corretamente em todo momento, lugar ou circunstância. Não reclama de nada, sobra paciência para atender sua família e sempre tem um sorriso no rosto e uma frase amável a todos. Coloque isto em seu mural se você também suspeita de que você, na verdade, é um homem."
Um tanto exagerado, com certeza, mas isso me fez pensar no estereótipo da mulher feminina que ainda perdura na maior parte da nossa sociedade.
Quando nascemos temos que aprender a gostar de brincar de bonecas, pois um dia teremos que cuidar de nossos filhos - e aí daquele menino que quiser brincar também... aff... já escuto a voz de uma das minhas tias "sai aí menino... isso é coisa de menininha.... vai pra fora jogar bola ou brincar de luta com alguém...". Ora, homens não tem que aprender a cuidar dos filhos e da casa também? Na cabeça de algumas mulheres que eu conheço não: reclamam sim que seus maridos não ajudam, mas também não ensinam seus filhos ajudarem! Ah, e aí daquela menina que preferir ir para a rua brincar de bola e subir em árvores....
Bem, e isso é só o começo: nós temos também que aprender a gostar de certos rituais como chás de bebê, chás de panela... temos que esperar nosso príncipe encantado num cavalo branco e, ah é claro, temos que sonhar em um dia entrarmos vestidas de branco, com véu e grinalda, numa igreja enfeitada, para o nosso tão sonhado casamento. Desde pequena, quando dizia para as mais velhas de minha família que não sonhava em me casar na igreja de branco, ser dona-de-casa e ter uma penca de filhos, elas inclinavam as cabeças em direção ao ombro, colocavam aquele olhar de piedade em suas faces e por certo pensavam "pobre menina, o que será dela...". rsrsrsrs
É certo de que muito já foi melhorado no papel da mulher na sociedade e isso graças ao sofrimento de muitas, que lutaram para serem ouvidas, lutaram para serem livres. Mostraram ao mundo que não somos inferiores, apenas não somos iguais. O movimento feminista muito vez para libertar-se do estereótipo, das convenções sociais, das amarras da sociedade.
Não quero dizer com isso que concordo inteiramente com as feministas e acredito que, apesar de ser um conceito muito bonito, não possa haver a tão falada igualdade entre os sexos. Isso porque homem e mulher simplesmente não são iguais. Mas acredito sim no respeito ao ser humano, independente de estereótipos, de sexo, de deficiências, saliências ou seja lá o que for. Precisamos olharmos como seres individuais que sofrem, amam e necessitam melhorar (claro, estamos longe de sermos perfeitos!) e não como duas espécies distintas vindas de outros planetas (Vênus e Marte).
Só assim, através do respeito - vivendo-o e ensinando-o através da prática, nos tornaremos melhores e mais justos uns para com os outros e libertaremos enfim as mulheres que, como eu, fingem gostar de chás-rituais e casamentos só para não "perder a amizade".... rsrsrs