Mais uma semana da Pátria...

Início de setembro. Saímos um pouco da rotina. Sessão Cívica no pátio da escola, Hino Nacional, preparativos para o desfile. Fala-se de civismo, de amor à Pátria. Torcemos para que tenhamos um agradável dia de sol, para que aconteçam, por todo o Brasil, os esperados desfiles, com as Bandas Marciais e suas luxuosas indumentárias, com as tropas militares e seus carros blindados, para delírio da criançada.

Por trás de todas essas festividades, sabemos que se esconde um Brasil que, infelizmente, não é tão bonito. Um Brasil de desigualdades sociais, de injustiças, de desrespeito ao próximo. Reconhecer isso não é deixar de ser patriota. Muito pelo contrário...porque patriota não é aquele que apenas lembra de ter orgulho de quatro em quatro anos, quando somos favoritos para levar a Copa do Mundo; o patriota não é aquele que viaja o mundo inteiro, sem no entanto se interessar pelas belezas de nosso país; o patriota não é aquele que quer aprender tantos idiomas quanto possa, sem no entanto valorizar a nossa bela Língua "Brasileira"...mas sim, patriota é aquele que conhece a história que existe por trás da palavra liberdade, uma história feita de lutas que mancharam de sangue o chão que neste momento pisamos. Patriota é aquele que valoriza a linda mistura de culturas que culminou com aquilo que hoje somos, de vários rostos, várias cores, vários sotaques. Penso que patriota é aquele que honra a memória dos que por esta terra lutaram. Aquele que valoriza cada conquista, mesmo as pequenas, dentro da sua comunidade, pensando na melhoria da vida dos que nela habitam. O verdadeiro patriota é aquele que ouve e canta o Hino Nacional, e mesmo sem às vezes o sabê-lo perfeitamente, mantém a posição de sentido, em respeito à bela poesia que conta parte da nossa história.

Peço desculpas pelo constante repetir da palavra patriota. Isso se fez de maneira intencional, para que ela ecoe na mente de cada um de nós, e não seja apenas mais uma palavra, como tantas outras, bonita, no entanto banalizada e apenas teoria.

Por que pensar em problemas justo num momento festivo? por que pensar em problemas no momento em que comemoramos nossa liberdade? Simples, porque patriotismo é isso: é não fechar os olhos para os problemas. É não apenas apontá-los, mas sim combatê-los. É propor ideias, é exercer realmente a cidadania, colaborando com a sociedade a qual pertence, desde o simples ato de não jogar lixo no chão, até votar com responsabilidade, para que não tenhamos que seguir leis criadas e aprovadas por animadores de programas de auditório ou ex-jogadores de futebol.

Semana da Pátria...momento perfeito para essas reflexões, principalmente se tivermos como fundo musical a bela herança que nos deixou um dos maiores poetas da nossa boa música brasileira: Renato Russo, que há tempos da sua partida, ainda questiona: Que país é esse?

Sérgio Kuns
Enviado por Sérgio Kuns em 01/09/2011
Reeditado em 01/09/2011
Código do texto: T3195752