SORRISOS ABENÇOADOS
Nunca deixe terminar o dia sem esboçar ao menos cem sorrisos, isso certamente fará um enorme bem a você e a todos que estiverem ao seu redor. O sorriso é a forma mais simpática e gentil do ser humano, é gesto de carinho à distância que aproxima as pessoas muito mais do que as palavras. Por onde passar, espalhe seu riso como quem vai semeando sementes de gentileza num imenso campo arado e você verá que atrás de si começarão a brotar olhares sublimados em rostos iluminados pela ar agraciado e abençoado oriundo de seus olhos sorridentes.
Muitos tem tanto um sorriso brilhante e iluminado quanto um coração pulsando bençãos, e são justamente esses que transformam multidões, apagam ressentimentos e mágoas, acrescentam algo mais aos lugares e aos semelhantes com quem deparam. São decerto iguais a seres de luz ou anjos disfarçados que têm por guia a santa mão de Deus, podemos até afirmar que são aqueles cujo brotar do contagiante sorrir como que faz soar um sininho de felicidade, ou ao menos de alegria, nos corações adjacentes. E deles todos querem se aproximar, ser amigos, com eles conversar, talvez num impulso abraçar emocionados.
Se quem tem por cotidiano ser gentil e, súbito, de uma maneira ou de outra se defronta com a tristeza estampada em faces soturnas aqui e ali, embora sem perceber enfrenta-a com o poderoso escudo de olhos sorridentes e fica protegido das saudades, da melancolia, dos toscos e lúgubres traços agônicos acaso conduzidos pela suavidade da brisa.
O sorriso jamais exige motivos para surgir, não precisa de explicações para existir, nunca requer razões específicas para brotar, é força da natureza humana, é poder incomensurável, é dose de otimismo capaz de penetrar por todos os poros de quem se acha despojado da ternura, ao ser vislumbrado por vítimas de tristonhos momentos, ao se derramar pelas circunvizinhanças das multidões.