O segredo da vontade

O grande segredo em minha vida, de ter superado tantas dificuldades sem ter sido aniquilado por elas é que jamais deixei que o meu ego assumisse o comando. Tenho sempre em mente uma imagem muito simples, mas profundamente abrangente e delicada, que é a imagem do castelo, que explico a seguir.

O príncipe está preso na torre do castelo, lá tem apenas uma janela. Dentro do castelo tem uma princesa e ele pede a ela que pegue um besouro e amarre uma fina linha em sua patinha, no final desta uma mais grossa e assim sucessivamente até chegar a uma corda. Untar mel em suas antenass e soltar.

Soltar o besouro na parede da torre, voltado para cima. O besouro sobe e o príncipe o pega, puxa a linha e pega a corda, que amarra em algum lugar dentro da torre e saí para dentro do castelo, libertando-se da prisão que o detinha por tanto tempo, passando a viver a sua vida em total e absoluta plenitude.

Nesta alegoria, o príncipe é a alma, a princesa a mente, a corda a respiração, o castelo é o corpo, o besouro a vontade e o mel a intenção. Se usarmos o nosso poder para crescer, nada na vida pode nos deter. Tudo na nossa vida existe a partir de nós mesmos, tudo é fruto da nossa vontade e foco.