Onde está o Sindicato?
Mal começou a trabalhar, já pagava quota ao Sindicato sem o conhecimento prévio. Notou isso no primeiro recibo de vencimento que recebeu, o qual apresentava um desconto com a narrativa de quota sindical. Ficou espantado e interrogado: - Será que a filiação é automática? Não me recordo ter assinado um formulário de inscrição para o sindicato! – Pensou ele. É novo e não podia perguntar muito, até porque o momento ainda era de estágio. Passaram-se os meses e a situação era regular, quer dizer, pagava ou descontavam sempre.
Durante o trabalho foi sofrendo injustiças pelo superior hierárquico, tudo por causa da sua forma de ser – era recto, foi engolindo as situações até quando saturou-se e começou a reclamar pelos seus direitos como trabalhador. E como os chefes não gostam de trabalhadores que reclamam, foi marcado. Coitado do jovem sentia-se infernizado no trabalho, precisava de uma maneira de resolver o problema, aconselharam-lhe logo ir ter com o sindicato, já que pagava quota. Infelizmente ele não sabia onde fica o sindicato; quem era o secretário nem sequer conhecia o indivíduo mais próximo para se contactar – caso sério! As coisas não são bem definidas, para não falar de um cartão de identificação que não tinha.
Afinal, o que é um sindicato? Qual o seu papel? Onde e como actuam? – Perguntou a si mesmo.
Será que os sindicatos são como fantasmas que só prejudicam sem aparecer para ajuda? Ou só esperam o 1º de Maio para analisar os problemas colectivos?! – Meditou o jovem.
Felizmente ele teve a sorte de confiar Sempre Em Deus para resolver seus problemas.
(Para terminar, o que um sindicato?)
Conferir http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/3192225