FOI FEITA JUSTIÇA A DEPUTADA RORIZ?
A deputada Jaqueline Roriz, do Partido PMN do Distrito Federal foi absolvida nesta terça-feira 30/08/11, escapando do processo de cassação que respondia por quebra de decoro parlamentar. Acobertados com a excrescência do voto secreto, foram 265 votos contra, 166 a favor e 20 abstenções, os seus colegas parlamentares decidiram manter o mandato da deputada, que foi flagrada recebendo suposta propina do ex-secretário de Relações Institucionais do DF, Durval Barbosa. Para que a ilustre deputada fosse cassada seria necessário no mínimo 257 votos favoráveis entre os 513 deputados.
Como noticiado na imprensa Jaqueline Roriz no seu discurso de defesa, não mencionou os encontros com Durval nem o que teria feito com o dinheiro recebido, limitando-se a falar da família, do filho doente, da vergonha, raiva e indignação sobre as notícias relacionadas ao caso. Não se referiu a Eurides Brito, cuja cassação defendeu quando a deputada foi flagrada recebendo dinheiro de Durval Barbosa e criticou o procurador-geral, Roberto Gurgel, que ofereceu denúncia contra ela junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).
O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), que apresentou relatório no Conselho de Ética recomendando a cassação do mandato de Jaqueline Roriz, afirmou que a conduta da parlamentar foi tão aviltante que o Ministério Público reclamou danos morais em nome do Distrito Federal, alegando que teve a imagem atingida
Ao que parece, com esse resultado, entendem os senhores deputados que os crimes e desvios de conduta cometidos pelos parlamentares, antes de eleitos, não contam, estariam prescritos, pois eram apenas cidadãos comuns, pobres mortais, sujeitos aos rigores da Lei, depois de eleitos passam a integrar a classe dos politicos profissionais com previlégios acima da lei, um representante do povo poderia cometer qualquer crime, quem sabe até pedofilia, roubo, homicídio, tudo, mas antes da eleição!!!
Estaria então a justiça triunfando? Afinal qual o melhor lugar para quem comete crimes contra o erário, para quem se locupleta, para quem faz conchavos, para quem trata apenas dos seus interesses escusos, divide o poder com seus parentes e apaniguados, melhor lugar não há do que entre os seus iguais. Aliás, quem foi mesmo que colocou os politicos aonde estão?
Entretanto, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, apresentou ao Supremo Tribunal Federal denúncia criminal contra a deputada, que teria recebido aproximadamente R$ 100.000,00 do esquema de pagamento de propina para dar apoio político ao ex-governador José Roberto Arruda.
Resta aguardar o resultado do julgamento e votar com critério nas próximas eleições.