Coliseu Moderno.

Vi na TV neste final de semana tudo aquilo que sempre dispensei em termos de esporte. A tal de Vale-Tudo, para mim, é apenas um excremento que semeia e difunde violência. O pior. Com o alcance de modalidade esportiva, com a qual, cada um que a assiste tem de reservar no coração o torpor de enxergar sangue minando. Trata-se de um sentimento que não consigo me filiar. Pra mim não tem graça alguma ver sair sangue do corpo de alguém que não teve a fibra de ser o mais violento.

O único sentimento que consigo nutrir é de pena e dó daqueles que reencarnam os antepassados para reviver espetáculos de um quase-extermínio humano.

Lembro que a Roma antiga também tinha esse tipo de jogo de vibrações, em cuja arena conhecida entre nós como Coliseu, só teve espetáculos sanguinários, deixando uma história de vítimas intermináveis. Conta-se que o Coliseu foi palco da morte para cerca de mil animais e mais de dois mil gladiadores. Já presenciamos em filmes ou na leitura da história antiga que as massas humanas ficavam frenéticas e torciam para que os mais fracos fossem exterminados sem dó. Esse era o auge da emoção. Ver alguém perecendo, porque foi mais fraco fisicamente.

Entretanto, como o ser humano evoluiu e tornou-se alguém que preza pela intelectualidade – um dom mais próximo da espiritualidade – não pode mais admitir que certos esportes continuem a despertar em seres menos evoluídos, o despertar da cólera e da ferocidade da alma que ainda sobrevive escondida naqueles que enxergam nesse esporte uma alternativa para acordar seus monstros interiores.

Pode-se até dizer: - É, mas, são outros tempos, já que não se permite que a luta cause conseqüências para o lutador vencido, já que o mediador não admite que o descalabro chegue ao extremo. Sim, a violência tem regras. Mas, quem garante que num daqueles golpes, desferidos com toda força e toda violência nesse tal de Vale-Tudo não se torne tragédia?

Algumas vezes me vejo indagando: - Por que algumas pessoas ainda curtem esportes violentos? Seria pelo prazer de externar aquilo que elas próprias gostariam de fazer com o vencido? Mas, qual é o prazer de ver os outros sofrerem fisicamente? É uma espécie de sadismo? Gostaria de ter a resposta de um expert no assunto.

Não entendo nada dessas regras. Aliás, nem quero entender, porque me recuso a ligar meu televisor para ver esse tipo de esporte.

O que se observa nessas lutas de Vale-Tudo são lutadores dispostos a ferir, machucar, derrubar, já que seus espíritos se elevam e se encaixam em terminais que transcendem a vida corpórea.

Estamos num país democrático e devemos respeitar as opções alheias. O esporte é legal e não devemos expurgá-lo como algo pernicioso, até porque existem pessoas que se dedicam e vivem dessas lutas. Entretanto, o mundo não precisa ver esse tipo de esporte, porque tais lutas, dentro deste mundo conturbado e cheio de violência, só podem despertar naqueles mais sensíveis às influências nefastas, um caminho propício para curtir seu interior selvagem.

Machadinho
Enviado por Machadinho em 29/08/2011
Código do texto: T3189363