O ato inexplicável de amar

Uma das palavras mais frustrantes da linguagem humana, até onde eu sei, é amor. Tanto significado é atribuído a essa única palavra de duas sílabas... As pessoas falam livremente e a todo tempo, usando-a para descrever seu apego a bens materiais, bichos de estimação, lugares, comidas preferidas. Às vezes, em pequenos versos, empregam essa palavra também para as pessoas que consideram a mais importante em suas vidas. Isso não é um absurdo? Como uma única palavra pode descrever uma emoção tão profunda? As pessoas são muito preocupadas com amor, vivem constantemente desesperadas a procura de alguém que possam formar um laço e se referir como seu “amor perfeito”.

Na maioria dos livros que li, descreviam que estar apaixonado significava ser o mundo inteiro da pessoa amada, aonde você chegaria até ao ponto de morrer pela mesma. O mundo se tornava insignificante comparado à pessoa amada. Quando estavam separados, cada um ficava em estado melancólico, e o mundo entrava em um colapso preto e branco, onde as cores só voltavam a aparecer quando se juntavam e sentiam um ao outro.

Sempre me perguntei sobre a intensidade dessa emoção que era tão irracional e extremamente sensível. Como uma pessoa pode ser tão importante a outra a ponto de deixar uma marca permanente em sua memória? E se o cheiro e o toque dela tivessem mais valor do que sua própria vida? Obviamente, eu não entendo o amor nitidamente, na realidade estou bem longe disso, mas a idéia sobre essa questão toda sempre me intrigou. Não consigo compreender como nós permitimos que outra pessoa se apodere dos nossos corações e mentes.

O amor chega a ser irônico às vezes, porque ele nos desperta para os milagres do Universo inteiro, contudo ao mesmo tempo, faz com que toda a nossa atenção se volte para um único alguém. É tudo tão confuso, as idéias sobre o amor são tão controversas que parece impossível compreender essa teoria toda feita por mim sobre o assunto. Se você, caro leitor, não compreendeu todas essas tentativas de entendimento sobre o amor, não pergunte a mim, pois eu mesma vejo isso tudo como um monte de palavras. Afinal, o amor não é para se entender, mas sim para se sentir.

Bela Afonso
Enviado por Bela Afonso em 29/08/2011
Código do texto: T3189214
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.