O PRESENTÃO DE ANIVERSÁRIO

 


 

As crianças estavam em férias, prometi levá-las ao cinema e depois tomar um lanche no shopping. Combinei com uma amiga que levou a filha e meu filho convidou um amiguinho do prédio. Terminado o filme que todos amaram, seguimos para a lanchonete onde eles devoraram os sanduíches e sucos preferidos daquela época. Logo depois ficaram impacientes, queriam ir ver os brinquedos numa loja ali perto. Antes de sair, o menino vizinho tirou do bolso uma montanha de dinheiro e pediu que eu guardasse. Pensei que fossem trocados, fiquei surpresa, eram notas graúdas. O que é isso, Joãozinho, que dinheirão é esse?... É que outro dia foi meu aniversário e eu ganhei de presente do meu avô, da minha tia, do meu padrinho... todo mundo deu dinheiro. Achei estranho, ele acabava de completar dez aninhos...

Logo depois eles voltaram assanhadíssimos, todos rindo, quantos brinquedos incríveis tinham visto!  Meus filhos já sabiam que não era pra comprar nada, assim mesmo fizeram umas tentativas para me convencer. Não adiantou. A filha da minha amiga tampouco conseguiu. Só Joãozinho tinha dinheiro... E como era dele, embora achando um despropósito, tive que dar-lhe a quantia para o brinquedo escolhido. Afinal, era para isso o presente de aniversário, não é mesmo?... E ainda sobrou dinheiro.

Chegando em casa eles entraram correndo para brincar com o enorme helicóptero dos  ‘Comandos em ação’ que Joãozinho comprou. Sua irmã veio chamá-lo por duas vezes e ele nem se incomodou. Só foi embora quando a mãe mandou um recado enérgico.

 

Logo depois, recebi um telefonema.

- Beatriz, estou ligando para agradecer o passeio do Joãozinho. Ele disse que adorou o filme... que o lanche estava delicioso... e que você pagou tudo!

- Imagine, ele era nosso convidado, não tinha que pagar nada mesmo.

- E mais o presente... Que presentão!

Nessas alturas, notei que sua voz estava diferente, que presentão... Ela parecia desconfiada e eu também fiquei. Xiii, aí tem coisa, pensei.

- Malu, eu convidei para o cinema e o lanche, não dei presente a ninguém!

- Mais uma vez, muito obrigada, Beatriz. Já sei... Depois conversamos melhor...

 

À noite ela me procurou e fiquei sabendo da história. O dinheiro que ela havia guardado para pagar a empregada desapareceu... Diante do ‘presentão’, ela percebeu logo... Joãozinho foi obrigado a confessar e ficou várias semanas de castigo.

 

Até hoje, quando se lembram do caso, Joãozinho diz a meu filho que aprendeu a lição. Nunca mais mexeu nas coisas dos outros, nem mentiu, e jamais pretende fazer essas coisas novamente.