Adequadamente

Um momento de reflexões, questionamentos, viagens nos meus próprios pensamentos - coisa típica de um domingo frio e chuvoso. Muitas vezes, costumo fugir de pensar, pelo fato de não querer entender minhas próprias emoções, mas quando olho pela janela e vejo tantas pessoas na rua indo e vindo com seus problemas, penso que vale a pena refletir sobre os meus. Não sou psicóloga ou terapeuta alguma, contudo até que sei lidar bem com esses desvios de rota que a vida tem. No início me descabelo, grito, choro, então o tempo passa e vou aceitando melhor esses obstáculos chatos e muitas vezes até, dolorosos.

Um dia desses em uma dessas conversas meio poéticas que temos com alguns amigos, me reparei escrevendo: "você deveria pensar assim como eu, amar a si própria acima de tudo, porque assim não leva tombos feios, só arranhões". Depois que eu li o que havia escrito, assustei. Não que isso seja algo medonho, só que há um tempo atrás minha filosofia de vida era meio diferente. Meu mundo girava em torno das pessoas e eu acabava ficando de lado, somente após muitos domingos de reflexão que cheguei àquela conclusão. É nesse ponto que entra um clichê: "precisamos bater a cabeça na porta várias vezes, até enxergarmos que não é porta que está no lugar errado, e sim você". E isso é alguma mentira? Se pararmos pra pensar é a mais pura e cristalina verdade, sofremos, nos machucamos, gritamos por nos magorem e pelas mudanças indesejadas que surgem, porém não percebemos que isso tudo faz parte e que somos NÓS quem temos que nos adequar a vida, e não a vida se adequar a nós.

Eu não quero bancar a "sábia" do universo, na realidade minha intenção com esse texto é muito menor que isso, até porque, caros leitores, vocês conhecem meus conselhos antes mesmo de escrevê-los, e ainda vou além, conhecem todos os conselhos do mundo, pode não parecer, no entanto eles estão aí, guardados dentro de vocês em uma caixa muito bem fechada e como consequência disso, não são aplicados adequadamente.

Bela Afonso
Enviado por Bela Afonso em 28/08/2011
Reeditado em 28/08/2011
Código do texto: T3187539
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.