Será mesmo o homem um animal racional?

Em determinados momentos da vida, questiono-me se a espécie humana é tão superior quanto pensa que é com relação às outras.

Num certo dia, estava eu, humilde escritora e observadora do mundo, num desses Terminais Integrados, local onde, inclusive, já presenteei as mais diversas cenas, quando me deparei com um conjunto de urros e gemidos que parecia com um cântico de leões enfurecidos sendo atacados por abelhas, mas não. Eram apenas homens empurrando uns aos outros e gritando palavrões por causa de um assento no ônibus, fiquei horrorizada.

Pensei que fosse parar por aí, mas enganei-me. Quando o condutor do veículo abriu a outra porta, o amontoado de carne viva parecia mais com um bando de hienas traiçoeiras lutando pela última carniça. Estranha comparação? Sinto dizer que não... Pense num motivo mais absurdo para entrar nos tapas com alguém. Na minha concepção, uma cadeira de ônibus é um deles. Você não acredita que esse tipo de coisa acontece? É lastimável, mas isso é mais frequente do que até eu posso imaginar.

Às vezes, paro para pensar nas formigas. É... Como elas são perfeitas! Sabem viver em sociedade, mesmo que um pouco desigual, mas faz parte da organização. Esses pequenos seres vão seguindo uns aos outros através de um rastro deixado por uma guerreira que arriscou a vida para encontrar alimento para as suas semelhantes. Fantástico! Isso se chama unidade... Ah, qual é mesmo o rastro que mostra a coragem do ser humano? A inveja, a traição, a falta de pudor, o dinheiro...? Existe esse rastro entre nós? Algo a se pensar.

Pai matando filho, filho matando pai, mãe, que de mãe não tem nada, que joga filho no lixo, tudo isso me lembra o reino animal selvagem se nós pensarmos, vamos encontrar animais muito mais Humanos, se é que você me entende...

Em que o homem sente-se superior? Em ter ido à lua? Eu não acredito nisso... Em ter criado a bomba nuclear que pode acabar com a terra em segundos? Me arrisco a dizer que o fim da humanidade dar-se-á por ela mesma.

Ah... Acabo de descobrir que o novo rei da floresta é um homem. Jorge: o rei da floresta. É isso que eles querem que as crianças pensem, assim, poderão criar mais humanos DESUMANOS e egoístas.

Agora, fico pensando... O leão era considerado o rei da floresta por ter uma linda juba e o homem? Por sua inteligência? Garanto que o leão é mais imponente.

Permita-se pensar em tudo isso e se você observar ao seu redor, não precisa ser por muito tempo, com certeza vai ver muito mais do que eu. Vamos tentar nos dar um final menos triste e infeliz.

Tainã Carine
Enviado por Tainã Carine em 27/08/2011
Reeditado em 01/09/2011
Código do texto: T3184826
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.