Professora Helena, a Eterna!

 
            Após ser entrevistada no Programa do Ratinho, quinta-feira, 25 de agosto, a atriz mexicana Gabriela Rivero (Professora Helena – novela Carrossel – exibida de 91 a 92 no Brasil), explodiu em citações no Twitter vindo a ficar entre as 10 mais citadas. A atriz, entre outras coisas, contou ao apresentador que muitas mães pedem conselhos para cuidar dos filhos. Mas qual seria a ¨mágica¨ que levou-a ao estrelato entre fãs brasileiros em uma novela ¨importada¨ que a Vênus platinada não conseguiu fulminar?
            Vamos por partes: a decência e postura da personagem podem explicar, em muito, a admiração que causou. Em outras palavras, em um mundo cada vez mais tumultuado, com a sensualidade de ¨Déboras Seco¨ pipocando no ar e pessoas tirando a roupa ¨em todos os capítulos¨ de suas exibições, a Globo fica perdida quando uma celebridade inusitadamente desponta via outras fileiras.
            O Brasil ressente-se da falta de pessoas com imagem positiva, isso é fato. Vemos bandalheira, corrupção, sensualidade por toda a parte, mas entre quatro paredes a maioria do nosso povo é trabalhador, sincero, humilde e digno. Daí a referência em tantos acreditarem na Professora Helena.




            A novela foi exibida no Brasil há alguns anos, mas as marcas que a personagem deixou calaram fundo no imaginário coletivo. Quem não desejaria ter recebido conselhos e apoio de uma professora linda, charmosa, meiga, mas firme e decidida em seus propósitos? A profissão de professor no Brasil não é fácil. Se o salário de professores fosse mais digno, muitos jovens abraçariam a missão corajosa de educar e servir, em um país cada vez mais carente de moral, ética e bons exemplos.
            Gabriela veio ao Brasil para promover um ¨remake¨ de Carrossel e se diz surpreendida com o assédio e carinho dos fãs. Não é pra menos. Quem não se surpreenderia por ser lembrado após tanto tempo? Há personagens que marcam atores para sempre, vide a eterna Isaura, a escrava branca, que até hoje rende frutos em convites internacionais a Lucélia Santos. Por mais que alguns atores tentem desvincular-se desses personagens acabTenha Renda Extra Escrendo Resumos:
am presos eternamente: o ídolo nunca morre. Melhor que não termos a morte dos ídolos é não permitir que ideais que representem venham a falir: a liberdade por Isaura e o afeto por Helena.

            Não sei qual será a tônica do ¨remake¨ (reprise em bom e claro português – esses estrangeirismos me matam) do SBT, mas, para o bem de todos e felicidade geral das futuras gerações: não deixem que Helena tire a roupa!