Somos mesmo pequeninos...

Nas raras fotos que chegaram até nós dos presos dos campos de concentração, "(...)o que se nota mais é a Presença da Ausência, sentimos a presença da ausência das pessoas mortas(...)" nas palavras de um reputado especialista que conhece todas as fotos tiradas...

E jurámos nunca mais ir repetir a história, mas a história repetiu-se de outra forma, e até bem perto de nós nas guerras da ex-Jugoslávia, onde episódios de extermínio semelhante se passaram...E a história tende a repetir-se porque a achávamos irrepetível pelo seu horror, porque subordinamos os valores humanos aos outros, abrindo assim uma Caixa de Pandora vezes sem conta, e depois quando nos apercebemos que estamos a pisar outra vez a linha que jurámos não voltar a ultrapassar...voltamos a jurar, para voltarmos a quebrar esse juramento...Porque as raras fotos de crianças sobreviventes, se fossem a cores pareceriam as fotos das nossas crianças, porque a história tende a repetir-se quando a esquecemos, quando elegemos os nossos líderes pelo que aparentam ser e não pelo que são de facto, líderes fracos que se submetem a outros valores que não aqueles de velar por quem vota neles, e sim a submissão a outros interesses...sabemos disto, e isto continua e continuará como está, e nós somos tão pequeninos porque muitas vezes dizemos que sofremos, quando aquilo que passamos ou poderemos passar não é nada perante o que esta gente passou, e por isso deveríamos queixarmo-nos com menos fulgor e concentrarmo-nos em melhorar um mundo, em lutar por ele em vez de falarmos demasiado dele, porque esta gente não elegeu quem contribuiu para a sua tragédia, ao passo que nós elegemos quem nos hipoteca o futuro, somos mesmo pequeninos quando sabemos que julgamos o que quer que seja, pois na realidade não sabemos nada de nada...

Miguel Patrício Gomes
Enviado por Miguel Patrício Gomes em 26/08/2011
Código do texto: T3182617
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.