A Lealdade é um compromisso que garante não prejudicar o interesse ou bem-estar dos semelhantes. A decisão de ser leal pode ser racional, pois nem sempre o afeto está envolvido, é um sentimento necessário em qualquer aspecto da vida, está ligada a certos tipos de associações naturais ou convencionais como a família, profissão e religião, ou seja, a lealdade é exercida com aqueles que nos identificamos, as quais podem ser profundas e, muitas vezes são inquestionáveis
A Lealdade é geralmente vista como um princípio universalista, pois além de ser uma virtude é um dever de todos nós e seu início se processa na família, a lealdade com nossos parentes. A Lealdade se faz acompanhar da verdade e respeito que torna a convivência com nossos semelhantes salutar e impede que exercitemos a mentira.
O indivíduo ao dizer “Sim” se compromete com algo ou alguém e, muitas vezes, dá a palavra sem pensar nas conseqüências de seu ato ou na certeza do seu cumprimento. Desta forma, seja leal em primeiro lugar com seus princípios, na conscientização do que é capaz de ofertar e após se comprometa com seu semelhante e pratique a lealdade.

verita
Enviado por verita em 24/08/2011
Código do texto: T3178796
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.