A DOENÇA DO BRASIL

HÁ MUITO O BRASILEIRO POBRE VEM SOFRENDO COM O DESCASO DE SUAS AUTORIDADES PARA COM A SAÚDE.

DIARIAMENTE, ACOMPANHAMOS PELOS JORNAIS ESCRITOS E TELEVISIVOS AS MATÉRIAS SOBRE OS PROBLEMAS DE PACIENTES EM CORREDORES DE HOSPITAIS, À ESPERA DE ATENDIMENTO, ALÉM DAS INÚMERAS MORTES NAS PORTAS DE NOSOCÔMIOS PELA FALTA DE ATENDIMENTO ADEQUADO.

HÁ FALTA DE RECURSOS? NÁO! RECURSOS HÁ O BASTANTE PARA ATENDER A TODOS. O QUE FALTA É VONTADE POLÍTICA E FISCALIZAÇÃO COMPROMETIDA COM A SUA PERFEITA APLICAÇÃO.

COM MUNICIPALIZAÇÃO DA GESTÃO DO SUS, OS RECURSOS FICARAM CONFINADOS NAS MÃOS DE PREFEITOS INESCRUPULOSOS, GESTORES MAUS INTENCIONADOS, DESCOMPROMISSADOS COM A POPULAÇÃO, ETC, ALÉM DA APLICAÇÃO ELEITOREIRA DE TAIS RECURSOS.

CIDADES PÓLO RECEBEM PACIENTES DE PEQUENOS MUNICÍPIOS, ATÉ DE ESTADOS VIZINHOS, MAS NÃO RECEBEM AS VERBAS RELATIVAS AOS ATENDIMENTOS AMBULATORIAIS E AUTORIZAÇÕES DE INTERNAMENTOS E DEMAIS PROCEDIMENTOS, FICANDO PREJUDICADOS PELA FALTA DE UMA POLÍTICA QUE PERMITA A TRANSFERÊNCIA DOS RECURSOS DE UM MUNICÍPIO PARA O QUE REALMENTE PRATICA O ATENDIMENTO.

E O QUE FAZEM OS PREFEITOS DOS PEQUENOS MUNICÍPIOS COM AS VERBAS DESTINADAS À SAÚDE? COMPRAM AMBULÄNCIAS PARA FAZER O DESLOCAMENTO DE SEUS ELEITORES PARA OS MUNICÍPIOS DOTADOS DE HOSPITAIS, ATÉ PARA PEQUENAS CONSULTAS AMBULATORIAIS, QUE PODERIAM MUITO BEM SEREM FEITAS NOS CHAMADOS PSF (POSTOS DE SAÚDE DA FAMÍLIA).

ASSIM, UNS FINGEM QUE ATENDEM AOS SEUS PACIENTES, APENAS TRANSPORTANDO-OS AOS MAIORES CENTROS, ENQUANTO ESTES CENTROS MELHORES APARELHADOS FICAM INCHADOS DE PACIENTES DE OUTRAS PRAÇAS.

QUAL A SOLUÇÃO? A PRÁTICA PURA E SIMPLES DO USO DO CARTÃO NACIONAL DO SUS, ONDE CADA USUÁRIO É IDENTIFICADO NO MOMENTO DO ATENDIMENTO E O VALOR REFERENTE AO PROCEDIMENTO SERIA REPASSADO À UNIDADE HOSPITALAR OU AMBULATORIAL QUE FEZ REALMENTE O ATENDIMENTO.

TRATA-SE APENAS DE VONTADE POLÍTICA. NOS MUNICÍPIOS EM QUE O GOVERNADOR É ADVERSÁRIO DO PREFEITO A MÁ VONTADE CAMPEIA E DEIXA OS HOSPITAIS À MERCÊ DA PRÓPRIA SORTE.

É IMPOSSÍVEL QUALQUER INSTITUIÇÃO HOSPITALAR SOBREVIVER EM MEIO À DISPUTA POLÍTICA. E AS MAIORES VÍTIMAS SÃO OS PACIENTES E USUÁRIOS DO SISTEMA, ALÉM DAS ENTIDADES FILANTRÓPICAS QUE FINANCIAM BOA PARTE DO QUE É OBRIGAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO.

ESTA É A PIOR EPIDEMIA DO BRASIL. A INCOMPETÊNCIA INTENCIONAL.

Joanilson
Enviado por Joanilson em 23/08/2011
Código do texto: T3178315
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.