PALAVRAS DE UM AMOR INCONTIDO


 
 
Acabo de ver Elizinho Tintim entrar no ninho. Minha alegria desta confirmação é tão terna que as lágrimas me rolam aos montes, mas não posso desviar os olhos da entradinha do ninho, que é apenas um orifício circular da largurinha do corpo dele ou dela, paizinho ou mãezinha dos filhotinhos que ali nascerão.
Imagino o encanto que rola dentro daquela casinha de Deus, um lar perfeito, que tenho nesta tarde de inverno e, lá dentro, imagino a ternura e cuidados maternais que um bichinho ave, um Tintim, está ali cuidando, zelando.

A coragem de escrever tantas coisas mínimas é fruto da ternura e do encantamento destas maravilhas criadas por Deus, que são os passarinhos, os mini bem-te-vis, que fizeram seu ninho como uma pequena esfera entrançada.
Há dias aconteceu esta lindeza aqui na minha casa, na acerola. Depois, sem que eu visse, eles retocaram todos os galhinhos e fiapos colhidos, e os trançaram até formar uma bola bem menor que um palmo e com um orifício circular a meia altura para passagem do seu corpinho. Nestes dias todos passados, tive até dúvida se estariam com vida no ninho, pois são muito discretos.
Mas hoje é a terceira vez que o vi entrando no ninho e está lá dentro a um tempão sob meu olhar atento. Só Deus sabe o que acontece no seu interior. Possivelmente tem dois ovinhos sendo chocados. E este milagre da vida é de tal encantamento, tal primor, que justifica a vida ser vivida. É de uma beleza sem o tamanho que posso descrever. Eles não se deixam ver. Sutis e discretos criam e protegem os filhos, só vi este movimento por acaso.
Vou às lágrimas em dizer e descrever uma ocorrência: dos galhos finos onde está incrustado o ninho, estão brotando e abrindo muitas florzinhas da acerola. Este encantamento ao alcance dos meus olhos é uma dádiva de Deus em sua infinita bondade de me proporcionar tal regalia:

A BELEZA

Tomada de emoção, não me envergonho e deixo as lágrimas rolarem, lavam a alma e limpam o peso dos males que se assiste e se convive diariamente na vida dos homens em todo lugar.
A beleza é essencial para se viver. É preciso vê-la, senti-la, conviver com ela.
Agora sei que a vida está ali dentro daquele pequeno ninho: um lar. Vidinhas doces, puras, inofensivas. Tintins pai e mãe, e prováveis filhinhos.
A emoção me domina e posso parecer muito tola, mas não é não, é um máximo de sabedoria. E ela veio a mim. Em pensamento envio esta energia boa de beleza aos Amigos e Amigas do Recanto, e aos Poetas, dos corações bons que anseiam pelo bem e pela beleza. 
Que importância tem isso? _ Toda. Eu digo, esta é a fonte da boa vida, da alegria, do amor e da beleza de viver.
Estou de olho, Elezinho ainda não saiu do ninho, está lá aquecendo com seu calor a vida se transformando.
Que felicidade!