COPA FIFA 2014 NO BRASIL

COPA FIFA 2014 NO BRASIL

BETO MACHADO 20/08/11

A nossa segunda COPA DO MUNDO se aproxima. Tomara que seja o sucesso que o povo brasileiro merece. Merece no bom sentido, sem ironia. Na realidade temos um cipoal em forma de espinheiro para atravessar até 2014. Por favor, não interpretem mal a minha figura de linguagem. É que as dificuldades que se nos apresentam não parecem diretamente proporcionais à nossa capacidade de resolvê-las.

Há três dias os telejornais matinais mostram os trabalhadores das obras de reformas do MARACANÃ, parados e reivindicando melhores condições de trabalho e de remuneração.

O MARACANÃ, por sua vez, enquanto palco de jogos internacionais, não me desperta nenhuma recordação agradável, no que tange a seleção brasileira. Muito pelo contrário: 1950... Melhor nem tocar nesse assunto.

Por outro lado, a nossa fé continua de mãos estendidas na direção dos gestores financeiros e administrativos dos eventos relacionados à COPA FIFA 2014, no BRASIL.

Como morador de CAMPO GRANDE, Rio de Janeiro, e muito orgulhoso por isso, me senti prestigiado, ontem, pelo poder público da minha cidade, ao assistir na TV a conclusão da abertura do TÚNEL DA GROTA FUNDA, que liga Recreio dos Bandeirantes a Guaratiba. Independente do resultado esportivo, campeão ou não, depois da Copa esse legado social ficará para o carioca dessa região, até então, muito mal servida de transporte coletivo, a fora as dificuldades de deslocamento viário, dado a geografia montanhosa.

Quando eu digo prestigiado o faço para afirmar o real significado da palavra, não aquele utilizado pelos “cartolas” esportivos do ramo do futebol quando querem demitir um treinador: -“O nosso técnico continua prestigiado pela diretoria”. Não raro essa afirmação não se sustenta por mais de vinte e quatro horas. E o que nos parecia “firme como uma rocha” desmorona.

Nem os resultados negativos nos amistosos realizados esse ano, nem a pífia participação da Seleção Brasileira na Copa América produziram no presidente da CBF, o senhor Ricardo Teixeira, um sentimento de apreensão, de alerta ou de preocupação com os ferrenhos compromisso firmados com a TORCIDA BRASILEIRA e com a FIFA.

Tivesse eu o poder de convocar toda a população brasileira, o faria para pedir que rezem, que orem pelo sucesso do BRASIL na Copa 2014. Particularmente me coloco no time dos otimistas mas o céu não está de brigadeiro. O horizonte ainda está nevoento. As autoridades envolvidas nesses compromissos não fazem questão alguma de tranqüilizar o povo, dando-lhe garantia de sua capacidade.

O Governo Brasileiro não pode esquecer que também é signatário desses compromissos. Caso uma ou mais sedes da Copa não se aprontem a tempo, o vexame não se creditará na conta da CBF, mas sim do BRASIL. Mas, como dizia o saudoso locutor esportivo JORGE CURY, Deus é brasileiro. Por isso eu acredito. Vai dar tudo certo.

Roberto Candido Machado
Enviado por Roberto Candido Machado em 20/08/2011
Código do texto: T3172233
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.