CALDO DE CANA .

 

     Das poucas coisas que me fazem acordar antes das oito da manhã num domingo, seja de sol ou chuva, é poder reencontrar minha querida Tia Maria, aquela senhora simpática que já beirando os quase oitenta anos ainda faz o melhor pastel de feira que já provei na minha vida .

    Mas, sobre os pastéis já falei em outros rabiscos e hoje quero prestar uma singela homenagem bem do meu jeito , simples assim , a uma beberagem maravilhosa, doce como um pote de mel embora tenha uma cor verde bem forte .

     Refiro-me ao delicioso caldo de cana que não sei explicar muito bem, na barraca da Tia Maria tem um sabor parecido com alguma coisa próxima ao néctar dos deuses.

     Tudo bem que adoro qualquer coisa que leve açúcar mas caldo de cana tem um tempero diferente, uma doçura muito mais gostosa do que um suco de abacaxi, por exemplo . Aliás, abro um parêntese para comentar que suco de abacaxi fica uma delícia misturado com vodka e uma pedrinha de gelo.

     Mas voltando ao nosso suco, aliás caldo, tenho me perguntado quem foi o gênio que descobriu que espremendo aqueles caules (são caules, não são ?) poderia ser extraído um líquido verde que só quem ainda não provou é que não tem a menor ideia do quanto está perdendo . Coisa de gênio, sem dúvida !

      Normalmente tomo dois copos duplos e como dois pastéis . Entretanto é sempre bom deixar bem claro que tendo pastéis ou não, eu tomaria os dois copos daquele caldo maravilhoso.

      O bom de estar com a Tia Maria aos domingos é que ela sempre tem histórias interessantes para contar (às vezes fico na dúvida se são verídicas ou não) e uma delas me chamou a atenção .

      Disse-me , entre estrondosas gargalhadas e manuseando com a maior maestria uma enorme concha para virar os pastéis , que certa vez uma noiva queria porque queria que na festa do seu casamento fosse servido caldo de cana ao invés de refrigerantes diet e para tanto fez uma grande encomenda  com Tia Maria .

      Tudo acertado, tudo combinado e eis que no dia , algumas horas antes de começar a festa a Tia Maria recebeu um telefonema avisando que não seria possível entregar as canas no horário combinado visto que o caminhão da entrega estava enguiçado .

       Pânico geral pois não havia tempo de ir ao mercadão providenciar novas encomendas e passado o primeiro susto nossa heroína avisou aos ajudantes que poderia resolver a questão e na hora da festa, enormes vasilhames contendo um certo líquido foi entregue no salão de festas .

       Dois dias depois Tia Maria recebeu a visita da mãe da noiva agradecendo e elogiando aquele delicioso refresco que fez o maior sucesso entre os convidados . Tia Maria sorriu, piscou o olho para um dos ajudantes e esperando a mulher sair revelou seu segredo . O suco era de caju, com muitas pitadas de canela em pó .

     Assim é a Tia Maria, com solução pra tudo, sem se apertar, rindo sempre e, repito, com o segredo de saber preparar o mais gostoso caldo de cana que também já provei.

     No próximo domingo estarei lá novamente. Me encomendaram umas laranjas para fazer suco e um bolo .

     E  aí   me   pergunto : por que não fazem bolo de caldo de cana, doces de caldo de cana, bombons de caldo de cana, caipirinhas de caldo de cana ?
      Simples, o caldo de cana puro é insuperável, simplesmente irresistível, com ou sem pastéis .

    Alguém quer me acompanhar ? Estão convidados .....


                             *********

 



caldo+de+cana+-+as+canas.jpg


(.....imagens google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 20/08/2011
Reeditado em 09/05/2013
Código do texto: T3171958
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.