TUDO TEM VOLTA....



A lei do retorno está impregnada em quase todas as crenças.
No Cristianismo: "A cada um será dado segundo suas obras".
No Espiritismo: "Lei de causa e efeito. Ação e reação".
Há um ditado chinês, que diz: "A vida não premeia nem castiga, somente devolve aquilo que damos a ela".
A Cabala fala sobre o Tikun, que seria a bagagem de nossas ações equivocadas.
Pitágoras, em seu tempo já dizia que reencarnavamos para pagar dívidas que deixamos em aberto.
Minha avó vivia repetindo um ditado popular: Aqui se faz, aqui se paga.
No Judaísmo, Moisés citou: Olho por olho, dente por dente.

São muitos os conceitos e citações onde vemos a lei do retorno vir cumprir seu papel.
Já assiste de perto pessoas sofrendo, por viverem centradas no "eu egoístico", onde não cabia a preocupação com a dor do semelhante. Mudaram seus horizontes, quando se dedicaram a servir de alguma maneira ao próximo.
No contato com a dor e a necessidade física/emocional do outro, a pessoa vai deixando de ser o centro de sua atenção. E vai estendendo sua disponibilidade de doar amor e atenção ao irmão do caminho.

Na vida tudo, exatamente tudo, tem volta. É da lei de Causa e Efeito. Todo efeito diz a lei, corresponde a uma causa anterior a ele.
Somos hoje, o resultado de nossas ações pretéritas, e seremos amanhã o que estamos fazendo em nós no presente.
Se criamos uma ilha ao nosso redor, o egoísmo será nosso companheiro diuturno.
Mas se o altruísmo a sensibilidade com a necessidade alheia, tocar o nosso coração, e nos movimentarmos ao encontro dela, teremos por campanhia a paz interior, a esperança e a fé.

Há tanto por se fazer, basta olhar ao redor, e não existe quem nada tenha pra oferecer, basta se dispor e querer.
Quando participei como ouvinte, por dois anos, do ciclo de estudos sobre as "Doenças do Humor", no HC, a recomendação a cada palestra, era: Além do tratamento médico/medicamentoso, e da psicoterapia, o serviço ao próximo, que ajuda como uma terapia ocupacional.
E na prática vejo isso de bem perto, pessoas chegam acanhadas, aos grupos de trabalho voluntário.
Chegam trazendo a bagagem carregada com seus problemas, dores, mas em pouco tempo de entrega, dedicado a servir e aplacar a dor do semelhante, vão deixando de ser o centro de suas atenções o tempo todo.
Isso traz um alívio enorme a ansiedade, tristeza, e depressão, que por ventura sintam.
Observo, no hospital, algumas mães de crianças com câncer, que tem força de sair de si, para ajudar outras mães que vivem o mesmo drama, mas estão mais desoladas. As que saem de sua dor, para consolar outras na mesma situação, vão a cada dia tornando-se mais fortes, no pesado fardo que tem que carregar.
Encontram ajuda, na ajuda que distribuem.

Por isso é fato que: Na vida tudo tem volta......
Não existe prêmios ou castigos, nas Leis do Criador Maior. Somente recebemos de volta o que ofertamos a vida.


Lenapena
Enviado por Lenapena em 20/08/2011
Reeditado em 08/11/2011
Código do texto: T3170982