SURPRESAS DE VIAGENS !



Toda viagem tem suas surpresas agradáveis e desagradáveis.
Lembro-me de certa vez que estávamos embarcando eu, meu marido e os dois filhos, para a Flórida.
Faz vinte anos que isso ocorreu, ave como o tempo passa. Os bilhetes eram da extinta Varig. Ao chegarmos ao balcão de embarque, surpresa, nossos nomes não constavam na lista de passageiros, mas tínhamos os bilhetes em mãos. Depois de um impasse de alguns longos minutos, vem a informação que iríamos de primeira classe, pediram desculpas pelo transtorno, e disseram que foi falha do sistema. Sempre o sistema, coitado acho que anda caduco de tanto falhar.
Essa foi uma surpresa ruim, que ficou pra lá de boa!

Em outra viagem, chegamos numa sexta feira a noite em Paris, vindo de carro da Espanha. No dia seguinte, tiramos o sábado pra passear pela magnífica cidade. E no domingo logo cedo fomos ao Museu do Louvre. E uma grata surpresa nos aguardava: como era o primeiro domingo do mês, a entrada era gratuita.
Alias todos os museus em Paris no primeiro domingo do mês tem entrada franca. Mas, nós, não sabíamos. Aproveitamos para nesse dia visitarmos também o museu D'Orsay , que diga-se de passagem me encantou igual ou mais que o Louvre, pelas salas menores, mais aconchegantes e repletas de obras de Vicent Van Gogh, Monet, e Auguste Renoir, dentre outros.
Essa foi uma boa surpresa rendeu alguns francos no bolso.

Mas já houve alguns contratempos desagradáveis.
Em uma viagem pela costa oeste Americana. Saímos de carro de San Diego e fomos para Carmel, uma cidade linda, que já havíamos estado em viagem passada.
Gostamos tanto, que resolvemos voltar.
Carmel é pitoresca, com ruas bucólicas, parece tirada de um filme. Alias um dos ícones do cinema americano era prefeito de Carmel em uma das vezes que à visitamos: O nome, Clint Eastwood.
Bom, chegando a Carmel, nos dirigimos para o hotel que havíamos feito a reserva pelo fone. E surpresa, não havia reserva e o hotel estava lotado. Como estava paga, nos encaminharam para um hotel do mesmo padrão, só que nas imediações de Carmel, não tão bem localizado como era o que havíamos reservado. Mas deram-nos um upgrade.
E ficamos em um quarto super luxuoso.
Uma surpresa desagradável, que rendeu uma agradável.

A viagem a Portugal, fizemos na companhia de um casal de amigos. E de carro percorremos várias cidades até chegarmos ao Porto. Eu queria muito conhecer a região do Douro e degustar dos bons vinhos que são fabricados por lá.
A surpresa boa, foi que a cidade do Porto, é realmente um encanto, parece uma aquarela muito bem pintada.
A surpresa desagrádavel, é que pegamos quase todas as vinículas em horário de almoço ou sem atendimento de degustação no momento.
Voltamos para Lisboa frustrados, mas antes escolhemos um bom restaurante na cidade do Porto, e saboreamos um prato com frutos do mar delicioso, acompanhado de uma garrafa do famoso vinho da região.

Em uma viagem a França fomos de carro a cidade de Giverny, era meu sonho conhecer a casa do Pintor Monet. Eu namorava o local por reportagens em revistas.
A viagem de carro de Paris até Giverny, é algo inesquecível, trechos sem fim de plantações de Girassóis, eu pedia toda hora para meu marido, parar o carro, descia e ficava extasiada olhando aquela paisagem amarela balançando ao vento.
Ao chegarmos ao destino, meu coração batia alegre e rapidamente. Não via a hora de comprar o ingresso e adentrar a casa que abrigou Monet por muitos anos, foi ali que viveu seus últimos dias, e caminhar pelos jardins encantado da propriedade, que alias inspirou vários dos famosos quadros do pintor.
Na bilheteria a surpresa desagradável, não aceitavam cartão de crédito e nem dolar, ainda não havia o euro. Quase chorei de desespero, eu ali na porta e não podia entrar!
Sorte que o casal de amigos que viajava conosco tinha a quantia de francos, para pagar os 4 ingressos. E pude me deleitar vendo de perto onde esse gênio da pintura viveu, dormiu, fez suas refeições, e com o encanto dos jardins de Monet. Visão que guardo na minha retina espiritual, pra todo o sempre, de tão bela.
Essa foi uma surpresa pra lá de desagradável, pois se estivéssemos sozinhos, não conseguiríamos fazer o tão sonhado passeio.

Claro que viajar traz surpresas, saímos da rotina, e nunca sabemos o que vai ocorrer.
Mas, pra quem gosta do novo, do inesperado, viajar é tudo de bom.


(Foto tirada em Nice)
Lenapena
Enviado por Lenapena em 19/08/2011
Reeditado em 09/11/2011
Código do texto: T3169039