A ARTE IMITA A VIDA: GIANECCHINI X LÁZARO RAMOS

Muito se tem noticiado sobre a doença de Reynaldo Gianecchini, que se encontra internado no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, conforme a mídia os exames do ator concluíram que ele tem linfoma de células T um tipo de câncer mais raro e agressivo que o tipo mais comum o B que corresponde a 80% da doença. Os médicos começam hoje as sessões de quimioterapia. O prognóstico da doença é variável embora as estatísticas indiquem uma média de 30% de taxa de cura quando o paciente passa cinco anos sem ter qualquer recidiva após o fim do tratamento. Esperamos que o ator vença a batalha pela vida.

Coincidência ou não na novela da Rede Globo, Insensato Coração, o personagem vivido por Lázaro Ramos, o André (pegador), também está sofrendo de câncer sendo que nos testículos. De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer - o câncer de testículo é um tumor menos frequente, mas com o agravante de ter maior incidência em pessoas jovens em idade produtiva, atingindo homens com idades entre 15 e 50 anos. Dentre os tumores malignos do homem, 5% ocorrem nos testículos.

No Brasil, ainda de acordo com o INCA, as estimativas para o ano de 2011 indicam a ocorrência de quase 500.000 casos novos de câncer. Os tipos de cânceres mais incidentes, à exceção do câncer de pele do tipo não melanoma, são os de próstata e de pulmão no sexo masculino e os cânceres de mama e do colo do útero no sexo feminino, acompanhando o mesmo perfil da América Latina.

Então, a vida imita a arte ou a arte imita a vida?

Ninguém é dono do seu destino a vida não escolhe hora nem lugar para mostrar a fragilidade humana, todos nós temos uma cruz para carregar. Essa é talvez a única “democracia’’ verdadeira, pois homens, mulheres, ricos, pobres, feios, bonitos, famosos, indigentes, pretos, amarelos, todos sem exceção, estão sujeitos a ela.

Paulo Melo
Enviado por Paulo Melo em 18/08/2011
Código do texto: T3167469
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.