AS FALSAS DESCULPAS INOVARAM!

Há muitos anos atrás, quando precisávamos de um favor de alguém, principalmente quande se tratava de um pedido de emprego, dependendo do critério de seleção da empresa em questão, sempre nos era dada uma desculpa neste teor: "A vaga que você está procurando já foi preenchida há poucos dias!" Ou então: "A pessoa com quem você deseja falar, não está no momento. Pode voltar outro dia?"

E assim sucessivamente. Pergunta-se: quem estava precisando daquela colocação, daquela entrevista, ao ouvir tais evasivas, iria discutir ou brigar? Jamais. Simplesmente tinha que dar um crédito, à sua revelia, e tentar outra oportunidade, ficando apenas chateado, frustrado, lamentavelmente.

Nos dias atuais, os meios são outros. Mas, o teor negativo continua o mesmo. Ou seja, hoje, além do celular, que é uma ferramenta muito adequada para ludibriar qualquer pessoa que estiver do outro lado da linha, tem a informática com o seu vasto campo de opções, quando, por sua vez, o usuário deita e rola quanto aos subterfúgios. Por exemplo, alguns anos, quase todas as repartições públicas e particulares, clínica médicas, rede bancária e casas lotérias implantaram aquele meio de organizar o atendimento, através de senhas, em muitos casos, eletrônicas, isto é, a convocação é anunciada nos painéis eletrônicos em pontos estratégicos, enquanto as pessoas ficam sentadas ou não num ambiente, esperando, cada um o número da sua senha que tem em mãos. Até aí, nada demais. Foi o meio mais confortável de eliminar com as famigeradas, odiadas filas quilométricas nestes estabelecimentos. Mas mesmo assim, elas ainda são vistas, de vez em quando. Dificilmente, serão extintas.

O problema no entanto não é esta inovação, mas sim quando uma pessoa precisa de um serviço, uma operação que seja a seu favor, como por exemplo, um saque urgente e inadiável. Então é num momento assim que como se costuma dizer "a cobra fuma". Pois, inexplicavelmente, o (a) funcionário (a), do outro lado do gluichê, seguindo ou não a orientação dos superiores, friamente diz: "O SISTEMA ESTÁ INOPERANTE" ou apenas, "ESTAMOS SEM SISTEMA". Que desculpa esfarrapada! E o que é pior é que nenhum cliente ali tem como provar.

Só que não dá para engolir uma evasiva deste tipo é quando logo a seguir, o próximo cliente for fazer um depósito, o tal sitema aceita prontamente. Tem ou não maracutaia? Por que será que sempre existirá gente querendo fazer os outros de trouxas, de panacas, de otários?

Isto talvez ninguém sabe explicar. É peculiar ao ser humano, infelizmente.

JOBOSCAN

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 18/08/2011
Código do texto: T3166867