De uns tempos pra cá podemos ver nas etiquetas dos produtos consumidos aqui a palavra “MADE IN CHINA” e mais recente a “MADE IN RPC”, ou seja, REPUBLICA POPULAR DA CHINA. O que dá no mesmo.
Existe alguma coisa em sua casa que foi produzido na China, pode apostar que sim.
Eles conseguem produzir mais e com qualidade equivalente à nossa, resultado? É isso aí, um produto mais barato. Mas não é só isso. Lá a remuneração é tão baixa que estão chamando de “escravidão amarela”. Os salários não passam de 100 dólares/mês enquanto o mínimo aqui fica entorno dos 350 dólares, com os encargos passam dos 600 dólares/mês.
Quem tem um emprego lá, está tão grato que trabalha várias horas a mais em seu expediente “de graça”!  Dessa forma a China vai montando estratégias para dominar o mundo com uma postura um tanto quando questionável, a lei do “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”.
Você deve estar pensando, o que eu tenho a ver com isso? Muito! Deixa-me explicar.
Quando você consome algo importado da China, deixará de consumir o produto nacional, causando uma reação drástica na cadeia produtiva de nossas fábricas, que logo fecharão as portas despejando nas ruas milhões de desempregados. E sabe o que acontecerá depois? Os produtos chineses aumentarão de preço, pois seus concorrentes já estão na lona, nocauteados pela própria ganância. O chamado CHOQUE DA MANUFATURA. Já aconteceu antes, com o petróleo.
Os empresários que estão enfiando esses produtos aqui são brasileiros movidos pela facilidade de ganhar dinheiro, um dinheiro a custas do progresso. Pois visam lucros imediatos, mesmo que custe o fechamento de suas próprias fabricas e consequentemente  o desemprego.
O dragão vem silenciosamente se alimentando e crescendo até virar o jogo e ditar as regras. É só questão de tempo.
Paulo Moreno
Enviado por Paulo Moreno em 17/08/2011
Reeditado em 17/08/2011
Código do texto: T3165786
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.