QUAL É O SEU TIKUN ?




A cabala (ou Kabbalah) acredita que cada um de nós, chega a esse mundo com uma bagagem de dívidas de vidas passadas.
Crê ela, que aqui estamos todos para corrigir nossas atitudes equivocadas frente a nós mesmos a vida e as outras pessoas.

O conceito de correção se chama "TIKUN", no entendimento cabalístico.

Podemos ter um conceito equivocado com o dinheiro, com as pessoas, saúde, ou relacionamentos.
E estamos aqui para mudar esses padrões mentais negativos, que compõe nosso Tikun. Esse é o objetivo maior de nossa existência.

A cantora Madonna, que ontem completou 53 anos de vida. É uma estudiosa da Cabala.
Li um depoimento dela, em uma revista americana dizendo que, tudo que nos é desconfortável, faz parte do nosso "Tikun".

Minha amiga Mague que é judia de origem, também como a Madonna, é uma estudiosa da Cabala, e sempre me diz que devemos caminhar em direção, e não no sentido oposto ao que nos é desconfortável.

Nem é preciso dizer que para agirmos dessa maneira, em primeiro lugar temos que procurar nos auto conhecer.
Só poderemos caminhar ao encontro do nosso "Tikun", quando soubermos quais sejam eles.
Se nossos curtos circuitos emocionais estão ligados a relacionamentos, ou a saúde ou dinheiro.
Para deixar a energia fluir novamente em perfeito estado de uso, necessário se faz, que saibamos onde está o problema, onde ocorre o curto circuito em nós.

Muito interessante esse conceito cabalístico.
Com ele mesmo sem conhecer alguém já podemos saber onde está o seu Tikun, já que tudo que nos é desconfortável faz parte dele.

Depois de ouvir bastante, e ler um pouco sobre esse tal de "Tikun", tracei um mapa pra me levar a reconhece-lo em mim.
E posso dizer que achar até que já achei os meus "Tikuns", agora estou traçando outro mapa, que me ajude a transpó-los.
E olha, que se trata de desbravar uma selva, misturado a lapidar uma pedra bruta, conjugado a trilhar um deserto até chegar ao oásis de mim mesma.
Não quero voltar para o lugar de onde eu vim com meus "Tikuns" em minha bagagem.
Será que consigo ?!


(fotos da autora)

Lenapena
Enviado por Lenapena em 17/08/2011
Reeditado em 08/11/2011
Código do texto: T3165272