O PRAZER NAS PEQUENAS COISAS



Ando espreitando o calendário, querendo que ele pule alguns dias, e chegue logo o dia de viajar.
Frio na barriga, aperto no estômago, coração disparado, são apenas alguns dos sintomas que surgem toda vez que lembro que a próxima viagem já tem data marcada.
Dizem os entendidos em astrologia, que adoro viajar porque sou de sagitário, sei lá, se estão certos. Não discuto sobre isso, pois não me interesso por signos, e nada entendo sobre o zodíaco.
Uma coisa posso dizer, tenho uma prima sagitáriana que faz aniversário na mesma semana que eu, e não curte tanto viajar como eu. Prefere a segurança do conhecido, e o conforto de sua cama.
Eu adoro arrumar a mala, e cair por esse mundão a fora. Porém, não curto como lazer, o fato de ter uma casa na praia e viajar pra lá todo final de semana. Respeito quem gosta, só que isso pra mim não é lazer, é obrigação.
Gosto mesmo de conhecer lugares, culturas, costumes, hábitos de cada povo, enfim o novo e lugares especias que já fui e amei, esses gosto de repetir.

Mas, deixando de lado o gosto especial por viagens, que não é algo simples de se fazer, a nós pobres mortais. Pois envolve planejamento, de tempo, de finanças, de hospedagem, de passaporte válido, se for pra fora do país, dentre outros detalhes.
Existem outras coisas que me dão prazer tanto quanto empreender uma longa viagem.
As pequenas coisas do dia a dia, como molhar meu jardim, me traz paz.
Revolver a terra e sentir o cheiro gostoso que vem dela. Cavar um buraco e depositar algumas sementes, cobrir e aguardar os dias, para ver despontar os brotinhos tenros e verdinhos. Ah, isso me dá tanto prazer.
Preparar uma refeição com alegria, e ver a família ou amigos a volta da mesa saboreando dela, numa conversa que não acaba nunca. Me faz sentir muito prazer.
Dar banho no marley, e vê-lo se sacudir, espirrando água por todo lado, e depois vendo o quanto ele relaxa e aprecia o banho tomado. Me faz sorrir de alegria.
Escutar a voz amiga e carinhosa do meu marido a comentar algo do dia a dia. Me faz sentir muito bem.
Estar engajada em um trabalho que ajude o meu semelhante. Me deixa conectada com o Criador.
Sentar para escrever ou ler um bom livro. Ah, isso de certa forma me faz viajar, sem sair fisicamente do lugar.

Enfim vejo que encontro prazer em um projeto grande e dispendioso como uma viagem longa, tanto quanto nas pequenas coisas do dia a dia, e vibro com a mesma intensidade pelas maiores como pelas pequenas coisas.

Lenapena
Enviado por Lenapena em 14/08/2011
Reeditado em 08/11/2011
Código do texto: T3159109